Connect with us

GERAL

Semana de Formação dos Professores abre o 2º semestre letivo em Marcolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na noite desta terça-feira (31), a II Semana de Formação de professores para o retorno no sistema híbrido.

O evento voltado para o Programa Volta ao Novo, aconteceu no pátrio da Unidade Escolar Mariana da Silva Neto, onde foi trabalhado o tema “Resiliência Emocional” que é umas das macro competências do programa e dentro dela são desenvolvidos fatores relacionados como tolerância ao estresse e à frustração, e a autoconfiança.

Supervisora do Ensino Fundamental I, a professora Mara Raquel é articuladora e multiplicadora do programa Volta ao Novo em Marcolândia que teve seu lançamento oficial no dia 14 de julho.

Conteúdo Relacionado: Secretaria de Educação de Marcolândia lança o Programa Volta ao Novo; fotos

Ela explica que o programa é um projeto do Instituto Ayrton Senna, em parceria com União dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí (UNDIME-PI) e a Secretaria Municipal de Marcolândia.

“O programa tem como objetivo trabalhar as competências socioemocionais. Vamos trabalhar as competências apoiando o educador para que ele desenvolva em si próprio essas, que nós temos, e precisam ser trabalhadas a cada dia”, frisou Mara.

“Sendo assim, a partir do momento em que eu trabalho no meu professor, também estou ajudando e dando suporte a ele a trabalhar o socioemocional dos nossos alunos porque é isso que o programa visa, trabalhar o socioemocional do professor, da criança e da família”, reforçou a articuladora.

Publicidade

O evento de abertura teve a participação da palestrante, a psicóloga Jéssica Ramos, que falou sobre o papel do psicólogo Educacional na volta às aulas pós-covid-19. Em sua palestra abordou também a respeito do acolhimento e acompanhamento, e trabalho de prevenção.

Presente no evento, o prefeito Dr. Corinto Matos, em seu pronunciamento destacou a importância dos professores para a vida da população como um todo, enalteceu a capacidade dos educadores e reforçou o compromisso em prestar todo o apoio necessário.

“A formação de professores é um evento tão importante para uma classe essencial na vida de todos. Quero desejar sucesso, paz, trabalho e, que as recompensas virão. É um momento muito aguardado por toda a sociedade. Somos vencedores e devemos agradecer a Deus por estarmos aqui com muita fé e vontade de trabalhar. Tenho certeza e convicção que cada um de vocês vai superar esse novo e saber lidar da melhor forma possível e desenvolver cada vez mais a Educação de Marcolândia. Não tenho dúvidas da capacidade de cada um. Nós fazendo a gestão vamos dar todas as condições possíveis”, destacou enaltecendo o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente a secretária Domitília Alencar.

“Marcolândia está avançando e fomos quem solicitamos que os profissionais da Educação fossem vacinados como prioritários”, pontuou o gestor falando da importância da vacina e reforçando a confiança na equipe da Educação de Marcolândia.

A secretária de Educação, Auxília Matos, fez uso da palavra, onde destacou que os profissionais já tomaram a segunda dose da vacina contra a covid. A gestora abordou sobre o Volta ao Novo e reforçou a confiança e competência da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

“A gente só agradece a Deus e a vocês por essa oportunidade de estarmos aqui juntos para lutarmos pelo bem maior de nosso município que é a educação de nossas crianças. Juntos daremos as mãos e vamos fazer uma educação de qualidade em Marcolândia.  O projeto Volta ao Novo, a Secretaria de Educação fez parceria com a Undime e o Instituto Ayrton Senna que visa trabalhar o socioemocional de nós todos: dos profissionais, alunos, coordenadores e diretores, serviços gerais e toda equipe escolar”, ressaltou anunciando a programação dos seguintes dias da II Semana que conta com a parceria do Instituto Educar de Teresina.   

“A Educação de Marcolândia tem um IDEB muito bom e não vamos deixar cair porque sei que vocês vão fazer de tudo para que isso não aconteça”, completou a secretária de Educação de Marcolândia                               

O vice-prefeito Valmir de Juracy esteve presente e recomendou bom trabalho aos docentes no retorno das aulas no segundo semestre. “A todos os professores quero desejar sucesso nessa nova jornada. Em meio a uma pandemia sabemos das dificuldades que encontraremos, mas vocês vão trabalhar da melhor maneira possível com muita paz e fé no coração”, disse o vice-prefeito.

Publicidade

No encontro de abertura foi exibido um vídeo de Déborah Colker intitulado O novo, e além disso um resgate histórico – uma viagem no tempo – sobre o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, em que o instituto carrega seu nome. Sobre Ayrton foi enfatizando que o mesmo tinha o sonho de ver o sorriso no rosto das crianças do Brasil.

Ao final do evento foi ofertado um jantar com música ao vivo.

Programação

A programação da II Semana de Formação dos professores para o retorno no sistema híbrido prossegue durante toda esta quarta-feira (01/09) com formação da gestão escolar ministrada pelo palestrante Jaelton Cardoso, direcionada para supervisores, diretores, coordenadores e secretários.

Na quinta (02) haverá o encontro pedagógico para professores do Ensino Infantil com o tema “Aprendizagem criativa em tempos desafiadores”, ministrado pelos palestrantes Júnior Marks e Marcilene Machado.

Prosseguindo com a programação, na próxima sexta-feira (03), o tema também será “Aprendizagem criativa em tempos desafiadores”, ministrado pelos palestrantes Júnior Marks e Marcilene Machado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS