Connect with us

GERAL

Social de Jaicós realiza oficina sobre ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaicós, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, realizou nesta quarta-feira (30), uma oficina sobre as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós, teve o objetivo de capacitar, atualizar e discutir estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil, junto aos profissionais que atuam na área.

A oficina tem como público alvo conselheiros tutelares, diretores de escolas, representantes do SGD, trabalhadores do SUAS e demais atores da Rede de Atendimento Socioassistencial, que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil no município.

Fernanda Soares, assistente social da SASC, abriu o evento falando sobre o objetivo da ação. “O principal objetivo desse trabalho é estar primeiro sensibilizando, porque para trabalharmos essa temática temos primeiro que acreditar. Então, temos que nos sensibilizarmos, compreendermos as causas desse fenômeno, refletirmos os prejuízos e pensarmos estratégias” disse ela.

Ela também disse que o intuito é orientar os municípios na utilização dos recursos.“Nesse trabalho que estamos fazendo a prioridade são os 21 municípios que recebem recursos do Governo Federal para desempenhar ações no sentido de enfrentar o trabalho infantil. O intuito é realmente a orientação sobre a utilização do recurso, pois para que ele seja bem empregado, é importante que vocês saibam o que é permitido, o que não é, como vocês podem usar esse recurso” disse.

Publicidade

Logo após, Verônica Lima, técnica da secretaria, ministrou a palestra “Orientações para a construção do plano de medidas socioeducativas. Entre outros pontos, ela explicou quais são as medidas socioeducativas existentes e em que situações cada uma é aplicada.

Durante o evento, também foi discutido sobre os seguintes temas: “Trabalho infantil: contextualização, estratégias de enfrentamento, avanços e desafios; Trabalho infantil: causas, consequências, mitos e realidades; AEPETI: discutindo o planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação das ações no município e plano de trabalho municipal sobre as ações estratégicas do PETI.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS