Connect with us

GERAL

TCE julga auditoria sobre irregularidades no Hospital Regional de Picos

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) apreciará quinta-feira, em sua primeira sessão plenária em 2016, o resultado da auditoria realizada por técnicos do órgão no contrato de gestão entre Governo do Estado e a Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), para gerir o Hospital Regional de Picos Justino Luz.
Os conselheiros vão decidir se mantém a medida cautelar expedida ainda em outubro do ano passado, que determinou a suspensão imediata da transferência da administração do hospital para a OS.

No relatório, os auditores afirmam ter encontrado irregularidades contratuais, além de indicação de “lesão ao erário”, falta de consulta ao Conselho Municipal de Saúde e “deseconomia”. A auditoria pede a suspensão imediata do contrato com a OS até que os “vícios” encontrados sejam sanados. Os técnicos também apontaram, com base no contrato enviado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) ao Tribunal, que o Estado gastará mais com a gestão da OS do que com a gestão atual.

O relator da matéria no TCE, o conselheiro Kennedy Barros, disse ao Diário do Povo que defenderá a manutenção de medida cautelar. Ele informou ainda que encaminhou, na primeira semana de janeiro, o resultado da auditoria ao secretário estadual da Saúde, Francisco Costa. Kennedy informou que, mesmo antes da notificação, o gestor enviou vários documentos ao TCE que ainda estão sendo avaliados.

“Eu já notifiquei o gestor sobre o teor do apurado na auditoria. Mas dois dias antes de eu mandar notificá-lo, o secretário (Francisco Costa) enviou uma enormidade de documentos mesmo antes de receber a notificação. Determinei que essa documentação fosse encaminhada aos mesmos técnicos que fizeram a auditoria, mas não sei ainda se a documentação bate com o que foi apontado no relatório”, disse Kennedy Barros.

Ele disse ainda que o contrato não está inviabilizado se o Governo do Estado corrigir os vícios legais comprovados. Mas o relator frisou que caso o Estado não acate as orientações do TCE, haverá configuração de improbidade administrativa. “No momento que você insiste numa contratação que o órgão de controle já disse que ele fere a lei, a partir daí essa contratação não tem razão de existir. No momento que se tomar conhecimento da auditoria e não se tomar as providências, a partir daí eu acho que questão já vai para os itens que motivam prestações de contas, que justifica ação de improbidade”, finalizou Kennedy Barros.

Publicidade

Diário do Povo

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS