Connect with us

GERAL

Ufpi ganha quatro e Uespi perde 20 posições em ranking da Folha de SP

Publicado

em

O Ranking Universitário da Folha (RUF) é uma avaliação anual e, nesta edição, trouxe o resultado das 196 universidades do país. Com o resultado de 2018 divulgado na última segunda-feira (1º/09), a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) aparece entre as 50 melhores instituições, entre públicas e privadas. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) só está na 132º posição.

Criado em 2012, o RUF avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa acadêmica (42%), qualidade de ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Desses, a melhor colocação da Ufpi e Uespi é em mercado, na 32º e 59º colocações, respectivamente.

Em comparação ao ano anterior, a Ufpi subiu quatro posições. Por outro lado, a Uespi caiu da 112º para a 132º posição. Em todo o Piauí, apenas as instituições públicas apareceram no Ranking Universitário da Folha, em nível geral. Tratando-se dos cursos, uma instituição privada segue em segundo lugar por ofertar o melhor curso de Medicina e Direito no Piauí (veja, abaixo).

INDICADORES UFPI

Ensino: 64º;

Publicidade

Pesquisa: 60º;

Mercado: 32º;

Inovação: 78º;

Internacionalização: 118º.

INDICADORES UESPI

Publicidade

Ensino: 152º;

Pesquisa: 127º;

Mercado: 59º;

Inovação: 147º;

Internacionalização: 116º.

Publicidade

DADOS NACIONAIS

Os dados que compõem os indicadores do RUF são coletados nas bases do Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Enade, plataformas SciELO e Web of Science, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

MEDICINA

O OitoMeia ainda traz a posição das instituições que oferecem os melhores cursos de Medicina no Piauí. Pelo ranking, Ufpi, Facid, Uespi, Novafapi e Fahespi seguem esta ordem em nível estadual. Em nível nacional, tem-se:

Ufpi: 31º;

Publicidade

Facid: 52º;

Uespi: 56º;

Novafapi: 81º;

Fahespi: 157º.

DIREITO

Publicidade

Sobre estudar Direito, as instituições que oferecem o melhor curso, em nível estadual, são: Ufpi, Facid, Novafapi, Faculdade Santo Agostinho e Uespi. Em nível nacional, tem-se:

Ufpi: 53º;

Facid: 174º;

Novafapi: 201º-250º;

Santo Agostinho: 251º-300º;

Publicidade

Uespi: 300º-350º.

ENGENHARIA CIVIL

O melhor curso de Engenharia Civil no Piauí está na Uespi, seguida da Ufpi, Novafapi, Faesf (Floriano) e Fapi. Em nível nacional, tem-se:

Uespi: 31º;

Ufpi: 34º;

Publicidade

Novafapi: 139º;

Faesf: 152º;

Fapi: 301º-350º.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS