Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Alunos e ex-alunos superam dificuldades e obtêm alta pontuação na redação do Enem. Veja!

Publicado

em

Da cidade de Alagoinha do Piauí, jovens alunos e também ex-alunos da Unidade Escolar Alencar Mota, da rede estadual de ensino, obtiveram expressivas pontuações na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, dia 29 de março. A pontuação varia em uma escala de nota 00 a 1.000.

Concludentes, os alunos Érica Rocha, Deyvidy, João Marcos e José Ricardo, obtiveram resultados expressivos na redação do Enem que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Outros quatro ex-alunos também alcançaram alta pontuação na edição 2020: Jéssica Ingryd da Silva Sá (960); Luis Felipe de Sá Silva (960), Luara Santana de Sousa (940) e Tainara Félix da Silva (820).

A diretora da Unidade Escolar Alencar Mota, da rede estadual de ensino, Valdênia Rocha, enfatiza a importância do engajamento dos professores em prol do melhor aproveitamento do alunado.

“Ressaltamos a importância do trabalho dos professores durante o ano letivo para que os alunos não tivessem mais prejuízos quanto a aprendizagem por conta da pandemia”, destacou parabenizando os alunos e professores da escola.

Publicidade

“Nós estamos muito felizes e realizados pelo resultado obtido por nossos alunos, já que esse ano de 2020 foi um ano atípico por conta de uma pandemia, com ensino online, tudo novo e mesmo assim a gente conseguiu continuar com nosso trabalho e os alunos seguiram em frente, estudando, se dedicando e alcançaram notas muito boas em relação até anos anteriores. Então só temos mesmo a que comemorar”, comemora a diretora Valdênia Rocha.

A U.E.A.M. é coordenada pelas professoras Francisca Maria e Valtânia. A pandemia foi um dos maiores desafios citados por Francisca Maria. Ela relata que o trabalho coletivo é voltado todo para garantir a aprendizagem e a permanência dos alunos na escola.

“O trabalho durante a pandemia está sendo para todos nós muito desafiador. Ao tempo que temos que nos adaptarmos a este novo modelo/ forma de ensino, precisamos garantir a aprendizagem e a permanência dos alunos na escola. Estamos realizando um trabalho coletivo, em que buscamos juntamente com todos os professores darmos assistência aos educandos visando um bom desempenho. Os professores de Língua Portuguesa têm realizado um excelente trabalho aliado ao esforço dos alunos e apoio do Núcleo Gestor da Escola. Foi muito proveitoso e está aí o resultado. Ficamos muito felizes com o desempenho dos nossos alunos na redação do Enem e esperamos aprovação”, disse a coordenadora Francisca Maria.

A aluna Érika Rocha que encerrou o 3º ano em 2020 disse que uma das maiores dificuldades para ela, além da pandemia, foi a ausência da conexão com a internet em sua casa, tendo que se deslocar para casa de vizinhos. Ela conquistou 960 pontos na redação.

“Comecei a me preparar pra o Enem, no mês de abril. Moro em Malhada Bonita, no interior de Alagoinha no Piauí. Aqui em casa não tinha internet e quando eu precisava por exemplo fazer pesquisa tinha que ir na casa de uns vizinhos que tinham wi-fi e aí eu pesquisava e vinha. Como eu estava terminando o terceiro ano eu precisava de internet em casa pra poder estudar direitinho. Meu pai se viu obrigado a colocar wi-fi aqui em casa, mesmo sem poder devido as condições difíceis, mas a gente colocou e ele pagou um cursinho online preparatório pra o ENEM. Foram seis meses de cursinho, tinha redação corrigida e ele parcelou em doze vezes no cartão dele. Eu coloquei mesmo com propósito só de estudar e graças a Deus deu resultado”, declarou Érika.

Publicidade

Deyvidy Alan, aluno da Alencar Mota, ficou na segunda colocação dos melhores recém-egressos da instituição escolar ao obter 880 pontos e revelou que seu sonho agora será realizado. O aluno declarou que, com a nota obtida na redação vai cursar Engenharia Civil.

“Fiquei muito surpreso e imensamente feliz com o resultado que obtive na redação do Enem. Mesmo com um ano tão conturbado e difícil pra nós alunos. Minha professora de Língua Portuguesa sempre teve competência em ensinar aos alunos muito bem. Eu treinava redação em casa, fazendo uma por semana. Quando vou fazer o Enem eu sempre leio a proposta da redação antes de ir fazer as questões, porque iam me dando ideias enquanto fazia a prova. Com a nota que obtive vou realizar meu sonho de cursar Engenharia Civil”, destacou

João Marcos conquistou 800 pontos na redação do Enem. Ele relatou que o preparatório foi complicado por seu um ano atípico acometido pela pandemia. Para o resultado muitas renúncias foram projetadas pelo aluno e a criação de uma rotina de estudos.

“Me preparar para esse Enem 2020 foi bastante complicado devido ao momento tão atípico que estamos vivendo. Foi um ano de muitas renúncias e de bastante foco nos estudos, principalmente em matérias que são extremamente necessárias para a prova do Enem, como é o caso da redação. Criei uma rotina de estudo que me ajudou a dividir o meu tempo entre realização de exercícios e desenvolvimento de redação. Determinei até mesmo o tempo de aula e quais matérias eu iria assistir naquele determinado dia. Tudo com intuito de extrair o melhor de mim e me preparar bem para a prova. Me sinto extremamente feliz e grato a Deus por todas as conquistas que obtive durante esse período de estudo e até depois da prova com esse resultado bastante expressivo de ter tirado uma bela nota na redação do Enem”, salientou João Marcos.

João Henrique e José Ricardo ambos pontuaram com 960 na redação. José Ricardo, também, em seu relato se mostrou esperançoso com a volta das aulas presenciais. Com essa realidade distante ainda ele começou estudar por conta própria, buscar ajuda, dicas de amigos.  Otimista, sua recomendação é que, para ter bons resultados, o esforço e a dedicação são dois fortes aliados.

Publicidade

“Visto que estamos vivendo um dos momentos mais terríveis na história de doenças e pandemias, não foi nada fácil deixar de ter aulas presenciais, principalmente no terceiro ano, o ano na vida estudantil em que o estudante se prepara para ingressar na faculdade. E sempre de olho nas notícias eu tinha esperança das aulas presenciais retomarem e tudo voltar ao normal. Logo abri os olhos e vi que essa é uma realidade ainda está distante. Então comecei a estudar por conta própria, buscar conteúdos na internet, auxílio de amigos, dicas e o esforço e dedicação. Então, todo mundo consegue ter um bom resultado no ENEM, basta apenas se esforçar e se dedicar. Todo aquele que estuda é capaz”, disse.

O prefeito de Alagoinha do Piauí parabeniza os alunos egressos e também os ex-alunos que conquistaram pontuações em um exame de alta complexidade e muito concorrido.

Prefeito Jorismar em pronunciamento na Jornada Pedagógica 2021 em Alagoinha / Arquivo

“Esses resultados são muito louváveis. Isso prova o quanto se dedicaram e junto com os professores que também se doaram para repassar os melhores ensinamentos e fazer com que os alunos assistissem suas aulas. Parabéns a todos os alunos, aos professores, a direção e coordenação das escola”, disse Jorismar.

Anatália Rocha é primeira-dama e secretária de Educação da rede municipal de ensino de Alagoinha. Ela parabenizou os alunos, professores e toda equipe docente da Unidade Escolar Alencar Mota.

Secretária de Educação Anatália Rocha dando boas-vindas na Jornada Pedagógica 2021

“Alagoinha tem motivo para comemorar e isso nos orgulha muito porque vem desde o berço escolar, a educação infantil, anos iniciais, anos finais, e agora o ensino médio. Uma outra etapa na vida desses jovens vai iniciar que é a caminhada no ensino superior. Parabéns a todos de coração”, parabenizou Anatália Rocha.

Publicidade

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais e os participantes também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS