Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha do Piauí realizará cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretária Municipal de Assistência Social, administrada pela secretária, Maria de Lourdes Silva, a Lurdinha, assinou termo de aceite que tem como objetivo formalizar as responsabilidades e compromissos decorrentes do aceite ao novo modelo de gestão e operacionalização da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE implantada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SAS, em decorrência do termo de cooperação técnica 001/2019 firmado entre a Equatorial Energia do Piauí e o Governo do Estado.

Em meio a pandemia da Covid-19, com a assinatura do termo, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará disponibilizando através do cadastro junto a Equatorial um desconto no valor da conta de luz que varia de 10% a 65%, para as famílias que preenchem os requisitos com consumo de até 220 Kwh/mês.

Para ter acesso a Tarifa Social de Energia Elétrica a família deve cumprir os seguintes requisitos: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda familiar mensal percapita menor ou igual a meio salário mínimo vigente; estar recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social-BPC; estar inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo o tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que para o seu funcionamento demanda consumo de energia elétrica; estar classificado como as classes residencial ou rural na subclasse residencial.

A partir da terça-feira, 30 de junho, serão iniciados os atendimentos presenciais para o cadastramento dessas pessoas na sede do Bolsa Família. Devido ao trabalho contínuo da equipe da Assistência Social no município, 1.308 famílias já foram beneficiadas e 354 famílias elegíveis que estão no Cadastro Único, serão mobilizadas pela Secretaria, através de divulgação pela rádio, carro de som, para adquirirem seu direito à Tarifa Social.

A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, a “Lurdinha”, relata a importância do benefício nesse momento de pandemia, e destaca que a equipe está sempre atenta mesmo para que a população possa receber os benefícios através dos programas e projetos.

Publicidade

“Estamos a postos para garantir cada vez mais o direito do nosso povo, como agora a Tarifa Social, essa união entre a Equatorial e o Ministério da Cidadania, nos impulsiona a ver o grande número de beneficiários na nossa Alagoinha do Piauí. Dessa forma, fiquem atentos as informações que serão divulgadas pela equipe da Secretaria de Assistência Social, através do Programa Bolsa Família”, disse a secretária.

Maria de Lourdes, a Lurdinha, ainda explica que a ‘Tarifa Social Baixa Renda’ foi substituída pela MP nº 950 por 03 meses, e é direcionada para as famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Vale lembrar que as pessoas que já recebem desconto na sua conta de luz através do programa, não precisam se cadastrar novamente, mas devem manter o cadastro atualizado a cada dois anos junto ao CRAS ou à Prefeitura, pois quem não atualiza o cadastro perde o benefício.

Como realizar o cadastro pela internet:

As pessoas podem se cadastrar pela Central de Atendimento portando o Número da Identificação Social (NIS), através do número 0800 086 0800, assim como pelo e-mail [email protected], enviando cópias de um documento com foto e do seu CPF juntamente com o NIS, ou ainda pelo site www.equatorialpiaui.com.br., clicando em ‘Agência Virtual’ e escolhendo a opção ‘Solicitação Baixa Renda’, basta preencher o formulário com os dados pessoais.

Publicidade

Acesse www.sasc.pi.gov.br., clique no banner da Tarifa Social de Energia Elétrica, logo após, no botão ‘Faça a sua solicitação’, se estiver tudo certo em seus documentos, no próximo ciclo de faturamento você já receberá o benefício.  Observe na sua conta de energia no campo “dados da Instalação” a classificação “Residencial Baixa Renda” e tipo de tarifa “Baixa Renda”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS