Connect with us

Alagoinha do Piauí

Mais de 1.200 animais são vacinados contra raiva em Alagoinha do Piauí

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí juntamente com a Vigilância Epidemiológica, realizou desde o último dia 23 de outubro, a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos. Ao todo foram imunizados contra a raiva, o total de 895 cães e 313 gatos, totalizando 1.208 animais.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a rota de vacinação iniciou no dia 23 de outubro nas localidades Amarelo Ferrado III, Baixão dos Henriques, Lapinha, Amarelo Ferrado I e Serra do Travessão. Foram vacinados 76 cães e 10 gatos.

No sábado dia 24, foi realizado o Dia D de Vacinação, na zona urbana, com 114 cães e 71 gatos. Na segunda feira, dia 26, 180 cães e 86 gatos foram imunizados na localidades: Pedras, Moca, Gaiofa, Balanço, Caldeirãozinho, Recanto, Areia Branca, Araras, Porteira Velha, Serra do Cajueiro, Serrinha dos Fernandes, Serra Velha I, Serra do Jatobá,  Serra de Dentro e Serra Velha II.

No dia 27, terça feira, foi a vez dos animais que compreendem as localidades bairro São Joaquim, Piranhas, Lagoa, Saco do Lagedo, Pilões, Queimadas, Caiçarinha, Malhada Bonita, Canindé dos Hipólitos, Barra do Olho d’água, Camaratuba, Barra do Olho d’água II, Vaquejador e Riacho dos Bois. Na rota de imunização foram vacinados 170 cães e 39 gatos.

Seguindo a vacinação anti-rábica, no dia 28, quarta-feira, foram vacinados 115 cães e 39 gatos das localidades Canindé dos Marinheiros, Baixa, São João, Rancho Neneia, Serra do Travessão, Morro Tunico e Baixa da Areia.

Publicidade

No penúltimo dia de vacinação contra raiva, 100 cães e 29 gatos, foram imunizados nas localidades de abrangência da rota de imunização, tais como: João Ferreira, Gameleira, Serrinha de Honorato, Cabeça, Morro da Acauã, Morro das Cupiras e Umburaninha.

O ultimo dia, na sexta-feira, dia 30, ao todo, 140 cães e 39 gatos receberam a dosagem, nas seguintes localidades: Serrinha do Retiro, Amarelo Ferrado II, Serra Azul e Serra do Caldeirão.

O que é raiva ?

A raiva é uma doença causada pelo vírus que afeta o sistema neurológico do animal e apresenta fases distintas como raiva furiosa, raiva paralítica e raiva digestória. A transmissão ocorre por meio da mordida de um animal infectado onde a saliva é penetrada no animal sadio. Os principais transmissores para os cães e gatos são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

A recomendação é que em caso de adoção se o gato ou cão já tem uma certa idade e não se sabe se ele foi vacinado, o correto e levar até o veterinário para fazer todos os exames e assim verificar se está apto a receber as vacinas.

Publicidade

     

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS