Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Santa missa dos filhos da terra em Pocinhos, celebra a fé e reencontro dos amigos

Publicado

em

Aconteceu na noite desta terça-feira (28), na comunidade Pocinhos em Alegrete do Piauí, a Santa Missa dos filhos da terra.

O pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Vanderlan, foi quem conduziu a celebração religiosa na igreja Santo Antônio.

Com muita fé no coração, as centenas de devotos presentes ouviram com atenção a homilia do padre, a oportunidade também serviu para o encontro de todos aqueles que são filhos de Pocinhos. Os jovens Aline e Vinícius garantiram a animação da missa com seus cânticos.

Em entrevista ao Cidades na Net, o padre Vanderlan explicou que a missa é um rito anual de confraternização para aqueles que são de Pocinhos, e que se emocionou com o evento.

“Essa festa dos filhos da terra acontece todo ano na comunidade Pocinhos. É a última missa do ano, que é na verdade uma confraternização onde as pessoas que moram fora vêm para participarem desse momento. É uma rememoração, voltar ao passado e ver quantas coisas boas, ruins e quantas superações o povo de Pocinhos passou. Então eu avalio a missa como muito positiva e saio emocionada ao ver que os filhos da terra amam e veneram seu lugar de origem”.

A dirigente da comunidade, Luzia, também destacou que a missa é uma tradição que permite o reencontro dos amigos.

“Gratidão, gratidão a Deus pela vida, por estar aqui e está missa já é algo de muito tempo e o padre com toda a sua dedicação aceitou sim ficar fazendo essa missa. Eu costumo dizer que essa missa é um encontro dos amigos porque 50% da nossa comunidade mora fora, uns estudando, outros trabalhando, então em dezembro esta missa é para nós nos encontramos”.

O vereador Mateus Vicente também comentou a respeito do momento religioso chamando a atenção da importância dele para todas as famílias da comunidade. Ele deixou seus agradecimentos e desejos para o fim de ano.

“A missa com o tema ‘filhos da terra’ já virou tradição na nossa comunidade, é um momento de muita benção, de reflexão, de agradecer a Deus por estar encerrando o ano com saúde e ao lado das nossas famílias, poder rever os familiares e conterrâneos que residem fora por conta do trabalho, mas que todos os anos vem ao Povoado Pocinhos encontrar suas raizes e renovar as energias para voltar aos seus respectivos trabalhos. Que Deus abençoe a todos nós, a nossa comunidade, nossas famílias e amigos, que 2023 possamos estar aqui novamente para agradecer por todas as bençãos concedidas e revendo todos com vida e saúde, unidos no amor de Cristo. Deixo aqui meus agradecimentos ao Padre Vanderlan pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo na nossa paróquia, e a todos os organizadores e dirigentes, que também fazem um excelente trabalho voltado à nossa igreja de Pocinhos, em nome da Luzia, deixo meu abraço a todos. Um feliz ano novo cheio de luz, paz e realizações”.

Publicidade

Também de Pocinhos, o comunicador e professor Iago Sousa fez o uso da fala, ele frisou do orgulho que tem de sua terra e o quanto a missa trouxe memórias da época em que viveu na comunidade.

“Tenho orgulho de ser daqui e quem me conhece sabe disso. Hoje participar dessa missa me trouxe muitas lembranças, a minha história se confunde com a história de Pocinhos, então essa missa traz essa memória e afeto com a comunidade. Sou filho de agricultores e mesmo assim consegui alçar voos, então eu quero enaltecer essa comunidade e esse povo. Então para você que tem um sonho, que você possa se inspirar nas pessoas que vão para fora trabalhar e voltam para ajudar a comunidade”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é POCINHOS_MG_9509.jpg

Em nome de toda a comunidade, Lucimaura, deixou uma mensagem final de gratidão e fé.

“Agradecer a todas as pessoas da comunidade, ao celebrante e as dirigentes da igreja, pelas orações, pelo carinho e dedicação dos irmãos. Neste momento entregamos a vida de cada um que tiveram que sair de sua terra natal para outro estado em busca de melhorias, que todos sejam abençoados por Deus para que retorne a sua casa com proteção divina, que cada um saia daqui com o coração transbordado de alegria e com o Espírito Santo fortalecido e aos que ficam na comunidade, que Deus possa dar coragem e determinação para manter firme na caminhada cristã”.

Ao fim da celebração, houve uma rifa e um leilão em prol da compra de um som para a igreja.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS