Connect with us

Belém do Piauí

Apicultor de Belém do Piauí se destaca e recebe prêmio nacional

Publicado

em

Em reconhecimento às iniciativas de sucesso de produtores do AgroNordeste, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco do Nordeste (BNB) realizaram, nesta quinta-feira (24), a entrega do Prêmio AgroNordeste 2021.

A solenidade de premiação ocorreu simultaneamente nas superintendências estaduais do BNB dos 11 estados. Foram premiados 16 agricultores familiares, um deles, Jorge Sousa Bezerra, do município de Belém do Piauí.

A indicação de Jorge ao prêmio contou com a participação de técnicos do próprio BNB, bem como de representantes da Emater, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Secretaria de Estado da Agricultura do Piauí e outras que compõem a rede de apoio aos produtores rurais no país.

Os critérios de escolha foram número de empregos gerados pelo empreendimento; evolução das receitas após o financiamento; práticas de sustentabilidade ambiental e social; grau de tecnologia empregada e inovações no negócio; descrição geral do negócio; utilização de práticas inovadoras; efeito demonstrativo integrado a cadeia produtiva; e empreendedorismo rural.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou virtualmente da premiação e comemorou o sucesso dos primeiros anos do AgroNordeste que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, já apresenta resultados satisfatórios. “Eu me encantei com o Nordeste e vi o potencial dessa região. Esse programa caminhou e está dando certo”, disse.

Publicidade

O apicultor recebeu o prêmio em Teresina, do superintendente do BNB no Piauí, Diogo Luís da Rocha Martins, em solenidade ocorrida no auditório da agência do Centro.

Jorge conta que iniciou as atividades de apicultor de maneira rústica. Com o passar do tempo foi dominando as novas tecnologias que cercam a atividade e entendo que poderia fazer o negócio crescer se tivesse acesso a crédito.

Ele conta que o BNB entrou em sua vida pela primeira vez em 2006, de maneira ainda tímida. O grande salto aconteceu dois anos atrás, quando Jorge quis aumentar de 380 para 1.000 colmeias. Para isso, recorreu ao Agronordeste.

Foram investidos pouco mais de R$ 200 mil na aquisição de mais colmeias, construção de um salão e compra de outros equipamentos, como centrífuga e peneira para beneficiamento do mel. O investimento estratégico resultou no aumento da produção, numa maior qualidade do mel e, consequentemente, na lucratividade.

_Mais fotos

    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha
    Alinne Rocha

Publicidade

Cidades na Net, com informações do 180 e CampoVivo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS