Connect with us

Belém do Piauí

Belém comemora índice de alunos aprovados no Enem; Prefeitura apoia e oferece moradia em Picos

Publicado

em

Pelo menos cinco alunos do município de Belém do Piauí, que concluíram em 2015 o ensino médio no Centro Educacional Sebastião de Sousa, escola da rede pública de ensino, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram selecionados através do Prouni para universidades públicas.

O índice de aprovação foi comemorado no município. Proporcionalmente, Belém foi um dos municípios da região de Picos com maior número de selecionados. A diretora do Centro Educacional, Maria Auxiliadora Bento de Assis, afirmou que a escola está feliz com a conquista. ‘Obtivemos um grande avanço em comparação a anos anteriores, como também, a outras cidades que pertencem à nossa Gerência Regional de Educação”, disse.

Segundo a diretora, os números são resultados realizado por toda equipe docente do Centro em prol da educação, como também do esforço dos alunos. “Nossa escola trabalha de uma maneira diferenciada, no sentido de sermos amigos, não apenas uma relação de burocrática e metódica entre professores e alunos. Nós nos tornamos uma família, um grupo de amigos. A direção e os professores dão muito apoio aos nossos alunos e oferece o que pode fazer de melhor”.

Como forma de oferecer condições para que os filhos de Belém do Piauí possam continuar estudando, a Prefeitura Municipal vai disponibilizar uma casa para os estudantes em Picos. O município vai custear o aluguel, energia e água.

Maria Auxiliadora, diretora do CESS

Maria Auxiliadora, diretora do CESS

Auxiliadora enfatizou a importância desse apoio. “Conheço a situação socioeconômica de todos eles e sei o quanto ia ser muito difícil custear todas as despesas como aluguel, transporte, alimentação, tendo em vista que são família simples. Decidi então levar essa proposta para a gestão, mostrei os índices do município, e eles prontamente manifestaram apoio. É uma ação muito importante que o município está realizando, em proporcionar condições para que todos possam continuar a estudar. Isso vai servir de estímulo para os demais”, pontuou.

Publicidade
João Neto foi selecionado para dois cursos

João Neto foi selecionado para dois cursos

Um dos futuros universitários é Francisco João de Carvalho Neto. Ele foi selecionado para dois cursos, Enfermagem na UFPI – Universidade Federal do Piauí, e Direito na UESPI – Universidade Estadual do Piauí. O jovem estudante já efetuou a matrícula para o curso de bacharelado em Enfermagem, porém, seu sonho é cursar Medicina, e afirmou que continuará tentando. Para ele, tudo tem uma razão, um propósito de acontecer. “Agradeço a Deus pela conquista. Estou feliz por essa vitória”, disse.

“O sentimento de realização, meu e de meus pais”, disse Brenda da Silva Reis, que também foi selecionada pelo Prouni para dois cursos, Licenciatura em Letras Português e em História. Ela revelou que desde pequena tinha o desejo de ir pra uma Universidade. “Meus pais sempre me apoiavam, diziam que iam fazem o possível. […] Vi a chance no Enem. Me dediquei muito e deu certo. Quando aconteceu eu fiquei muito feliz. Foi o ápice da glória pra mim”, disse, sorridente.

Brenda diz que aprovação é a  realização de um sonho

Brenda diz que aprovação é a realização de um sonho

Brenda parabenizou a diretora do Centro pelo apoio. “Ela é mais que uma diretora, sempre foi nossa amiga, uma incentivadora”. Ela também comentou sobre o apoio assegurado pelo município. “Como nós somos de família simples, ficamos nos perguntando como seria para morar em Picos. A diretora, sabendo da nossa realidade, levou a proposta para o município, eles aceitaram e nós ficamos muito felizes, nós e as nossas famílias, pois seria muito difícil para eles nos manterem em Picos arcando com todas as despesas”, pontuou.

Também integram a lista de selecionados, Luana da Silva Amorim, para o curso de Educação Física, na UESPI; Felipe Macedo Costa, selecionado para Letras Português na UESPI e Bárbara Maria dos Santos Carvalho, para o curso de Matemática, na UFPI.

Felipe Macedo Costa, selecionado para Letras Português

Felipe Macedo Costa, selecionado para Letras Português

Luana da Silva Amorim, selecionada para Educação Física

Luana da Silva Amorim, selecionada para Educação Física

Além desses cinco, outros três alunos que haviam concluído o ensino médio no ano passado também foram selecionados através do Enem para Faculdades particulares. Mais quatro ex-alunos do Centro Educacional, que concluíram o ensino médio em anos anteriores, também foram selecionados, aumentando o índice do município.

Publicidade
Francisco Antônio, secretário de Educação

Francisco Antônio, secretário de Educação

O secretário municipal de Educação, Francisco Antônio, também comemorou. “Nós ficamos muito satisfeitos com esse resultado. A aprovação desses alunos é, também, uma conquista da educação municipal, fruto do nosso trabalho, tendo em vista que cursaram os cinco anos do ensino fundamental em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. E continua sendo um compromisso nosso, da gestão. A prefeita municipal vai oferecer a moradia a estes alunos em Picos, como um gesto de apoio a estes e de incentivo aos demais”, disse.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS