Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza evento de lançamento dos festejos de São José; fotos

Publicado

em

A Comunidade Católica de Belém do Piauí realizou neste domingo, 25, o evento de lançamento dos festejo de São José, santo padroeiro do município. A 4ª Feijoada aconteceu na quadra poliesportiva e teve grande participação da sociedade civil.

Na ocasião, foi apresentado o tema da 32ª festa do padroeiro – “Com São José, vivenciamos a unidade em Cristo Jesus”. Também foram anunciados os noitários e realizado um desfile para apresentação das camisas do evento religioso, além do material de divulgação.

O festejo terá início dia 10 de março, Às 5h30, com a alvorada festiva e o café da manhã comunitário. Uma novidade para este ano será a participação dos vaqueiros e agricultores na abertura do festejo e a realização da 1ª Cavalgada com São José. A concentração acontecerá no posto de gasolina da favela, de onde às 18h, terá início a cavalgada rumo à Igreja, onde será celebrada a Missa de Abertura dos Festejos.

Além do padre Fernando Amando, outros sacerdotes do Clero da Diocese de Picos também irão presidir as celebrações. O bispo diocesano, Dom Plínio José vai celebrar no domingo, dia 11 de março. Diariamente, após a Missa, haverá a quermesse, um momento de confraternização da comunidade. E no dia 18, um domingo, será realizado o Rifão Show de Prêmio: 1º Prêmio: Uma geladeira, 2º Prêmio: Uma batedeira, 3 º Prêmio: Um ventilador, 4º Prêmio: Um liquidificador, 5º Prêmio: Um liquidificador, 6º Prêmio: Um ferro, 7º Prêmio: Uma sanduicheira,  8º Prêmio: Uma panela de pressão, 9º Prêmio: Um rádio AM/FM, e 10º Prêmio: Uma cesta de frutas.

O padre Fernando Amando, pároco local, afirmou que a homenagem ao homem do campo foi um pedido da própria comunidade. “É uma homenagem mais que justa, pois o vaqueiro e o agricultor foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região, que fazem parte da nossa história, da história da antiga fazenda Boa Esperança”, disse.

Publicidade

Para o sacerdote, as expectativas são positivas. “Teremos, sim, um grande festejo, considerando a grande participação e envolvimento, o empenho das pessoas de Belém do Piauí em realizarmos a feijoada. Diferente de anos anteriores, quando nós tínhamos que comprar todo o material para a feijoada, esse ano não eles mobilizamos a comunidade para fazermos a base da doação, e fizemos. Cada família deu aquilo que pode”, disse.

Sobre o tema do festejo e seus objetivos, o padre Fernando afirmou que o foco é a conscientização Cristã. “Nós queremos despertar nas pessoas a identidade Cristã, e fazer, também, com que ela se assuma sua identidade, esse ser Cristão, diferente do mundo, desse jeito de viver que o mundo quer nos enfiar de guela abaixo, dizendo que tudo é normal. Serão momentos fortíssimos, de encontro, de reflexão da nossa vida, do nosso ser como pessoas na sociedade e dentro da igreja”, pontuou.

Ao finalizar a entrevista ao portal Cidades na Net, o padre Fernando fez um convite. “Aproveito a oportunidade para deixarmos o nosso convite para todas as famílias de Belém, das comunidades e de toda a região, aos municípios que compõem a nossa vizinhança, como Massapê do Piauí e Jaicós, para vivenciarmos juntos esse tempo forte da nossa igreja, que é a festa de São José. Estaremos de braços abertos para acolher a todos”.

Autoridades do município prestigiaram o evento, como o vice-prefeito Francisco Reis, o Tico, o vereador presidente da Câmara Municipal, Bernardino Carvalho, o vereador Ildmar Granja, o secretário de Administração, Sherlyn Oliveira, a dirigente da Comunidade de Belém, Maria Vera Ribeiro, dentre outros.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Publicidade

10/03/2018 – Sábado
5:30hs – Alvorada festiva queima de fogos e café da manhã comunitário
17:00hs – Concentração dos Vaqueiros e comunidade no posto de gasolina da Favela
18:00hs – 1ª Cavalgada com São José (saindo do posto de gasolina da Favela até a Igreja)
19:00s – Missa de Abertura dos Festejos
Noitários: Vaqueiros, Agricultores, Sind. dos Trab. Rurais de Belém, Pe. Marcos e Sec. de Agricultura
Celebrante: Padre Fernando
Liturgia do dia

11/03/2018 – Domingo
15:00hs – Batizados
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Crismandos, Past. do Dízimo de Belém, Pe. Marcos, Par. Sto Antônio e Sec. Assist. Social
Celebrante: Dom Plinio
Liturgia do Dia

12/03/2018 – Segunda-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Pastoral da Pessoa Idosa de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Localidades Baraúnas e Chapada do Belém
Celebrante: Pe Edivaldo
Liturgia do Dia

13/03/2018  –  Terça-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Pastoral da Criança de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Comunidades Barra, Vista Bela e Serrote
Celebrante: Pe Assis

14/03/2018  –  Quarta-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Catequese, IAM (Infância e Adolescência Missionária) e Comunidades  Carqueijo, Morrinhos e Baixio
Celebrante: Pe Fernando
Haverá Primeira Eucaristia
Liturgia do Dia

Publicidade

15/03/2018  –  Quinta-feira
19:00hs – Novena – Missa
Noitários: Família Calvariana, Localidades de Retiro I e II, Queimada e Comunidade de Santo Antônio de Jaicós
Celebrante: Pe Ismael
Liturgia do Dia

16/03/2018  –  Sexta-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Autoridades Civis, Conselho Tutelar, Segurança Pública, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estadual de Belém do Piauí, Comunidades Juazeiro do Quitó e Luzia
Celebrante: Pe. Francisco Berto
Liturgia do Dia

17/03/2018  –  Sábado
19:00hs – Novena
Noitários: PJ do Zonal, Comunidade Riacho do Padre e Terço dos Homens das cidades de Belém do Piauí, Pe. Marcos, Francisco Macedo, Passagem Funda, Alegrete do Piauí e Dom Expedito Lopes
Celebrante: Diácono José Marcos
Liturgia do Dia

18/03/2018  –  Domingo
19:00h – Novena-Missa
Noitários: – Apostolado da Oração de Belém do Piauí, Padre Marcos, Picos, Secretaria Municipal de Saúde e Comunidade Caboclo
Celebrante: Pe Ferdiran
Liturgia do Dia.

19/03/2018  –  Segunda-feira
19:00h – Missa Solene e Procissão
Noitários: – ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Belém do Piauí, Padre Marcos, Francisco Macedo, Alegrete e Comunidades Fraga e Caraíbas.
Celebrante: Pe Fernando

Publicidade

VEJA FOTOS DA IV FEIJOADA:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS