Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Igreja celebra hoje a última noite de missa dos festejos de São José com a presença dos fiéis

Publicado

em

A Área Pastoral de Belém do Piauí está celebrando, desde o dia 10 de março, os festejos de seu padroeiro, São José. O evento religioso é uma antiga tradição religiosa iniciada antes mesmo da emancipação do município.

Este ano, na sua 35ª edição, as celebrações do novenário estavam acontecendo com a participação dos fiéis de forma presencial, embora com a capacidade reduzida, e a adoção de uma série de medidas sanitárias com foco na prevenção da transmissão da Covid-19.

O Governo do Estado, no entanto, estabeleceu novas e mais rígidas medidas sanitárias a serem adotadas em todo o Piauí, voltadas para o enfrentamento da COVID-19.

Diante do Decreto, a Diocese de Picos divulgou Comunicado informando que as celebrações e atividades pastorais com a presença dos fiéis estão suspensas a partir desta quinta-feira, 18, até domingo, dia 21 de março, em conformidade com o Decreto Estadual nº 19.529, do Governo do Piauí.

O padre Fernando Amando confirmou que hoje, 17, acontece a última noite de novena missa com a presença dos fiéis em Belém do Piauí. Nos dias 18 e 19, a celebração será transmitida pela internet.

Publicidade

“Hoje será o último dia com o povo presente. Mas, com a nossa experiência com as celebrações virtuais, nós vamos concluir o festejo sem a presença dos fiéis na igreja, só o padre e uma equipe de três pessoas”, explicou o padre.

O sacerdote salientou que, embora tenha que encerrar novamente os festejos de São José sem a participação dos fiéis, esse ano, diferente do de 2020, será menos torturante. “O ano passado pra nós tudo era novo. Esse não já temos uma experiência. Vai ser menos impactante, em se comparado com o ano passado”, disse.

Em 2020, a comunidade celebrava os festejos quando, pela primeira vez na sua história, por conta da pandemia, teve que suspender a participação dos fiéis de forma presencial e celebrar os últimos dois dias de portas fechadas, com as missas sendo transmitidas pela internet, por meio do Facebook.

Clique aqui e acesse o Facebook da área pastoral da São José!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS