Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Prefeito Ademar inaugura complexo com quadra, praça e academia em povoado

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí segue executando o grande plano de melhoria dos povoados do município. O objetivo é dotar as comunidades com infraestrutura básica para oferecer aos moradores uma melhor qualidade de vida e acesso aos serviços públicos. O projeto prevê equipar os povoados com escola, unidade básica de saúde, praça, quadra, academia de saúde, além de ruas pavimentadas e com iluminação pública.

O Governo Municipal tem avançado com esse projeto. Desta vez, o povoado contemplado foi o Carqueijo, populosa comunidade situada a cerca de 5 km da cidade de Belém. A comunidade, que já possuía escola, unidade básica de saúde e ruas pavimentadas, agora foi contemplada com um complexo público, que integra uma quadra de esportes e eventos, uma praça pública com academia de saúde ao ar livre, além do sistema de iluminação pública.

Todo o projeto foi executado com recursos próprios do município e entregue à população na noite desta quinta-feira, 13 de maio, um dia significativo para o povoado, quando é celebrado o festejo de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade.

Inicialmente foi celebrada a missa solene, presidida pelo padre Fernando Amando, que marcou os 16 anos de devoção à santa. A celebração foi, também, um momento de agradecimento, de renovação da fé cristã e de oração pelo fim da pandemia.

Em seguida, aconteceu a entrega do complexo. A praça pública foi denominada de Zacarias Maximino Ribeiro. “Zaca”, como era mais conhecido, que residiu na comunidade, foi uma importante liderança política e comunitária, tendo sido o primeiro vice-prefeito de Belém do Piauí, no período de 1997 a 2000. Ele faleceu em maio de 2018, aos 75 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

Publicidade

Complexo do povoado Carqueijo

Na praça, a Prefeitura Municipal instalou uma academia de saúde ao ar livre. Agora, o povoado Carqueijo, além de ter uma área de convívio social, tem, também, um espaço para a prática de atividades físicas e cuidado da saúde.

Academia de Saúde

As academias ao ar livre foram adotadas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como estratégia para a promoção da saúde e qualidade de vida da população, sobretudo, da terceira idade. Essa é a terceira academia entregue pela Prefeitura de Belém. Outras duas estão situadas na cidade e no povoado Caboclo.

A quadra, além de um espaço para a prática esportiva, poderá, também, ser utilizada na realização de atividades sociais, recreativas, educacionais, culturais e festivas. O espaço tem refletores, o que permite a utilização também à noite.

Quadra possui refletores para a realização de jogos a noite

Logo após o desenlace da fita, já aconteceu a partida inaugural de futebol de salão. Carqueijo é uma das comunidades do município onde o futebol é a principal modalidade esportiva. O povoado sedia um dos mais tradicionais torneios do município.

Durante a solenidade, os vereadores Ildmar Granja e Francisco Zacarias (Burenga), que são da comunidade, se pronunciaram. Eles falaram da importância do complexo e agradeceram pelos investimentos feitos pelo Governo Municipal.

Publicidade

Vereador Ildmar

“Este é momento de agradecer e parabenizar. Agradecer ao prefeito Ademar pela realização desse nosso sonho. Eu fiz essa indicação dia 12 de agosto de 2018, e me sinto muito feliz em estar aqui e presenciar esse momento que fica pra história”, disse Ildmar, fazendo referência à justa homenagem ao saudoso Zacarias. “Essa homenagem é justa a esse grande homem, que é daqui e foi o primeiro vice-prefeito de Belém do Piauí”.

O vereador Burenga destacou a evolução do povoado Carquejo. “Lembrou que eu tive que sair do Carqueijo para estudar em Jaicós, pois aqui não tinha escola, e hoje, temos calçamento, poços tubulares, posto de saúde equipado, lavanderia, igrejas católica e evangélica, e hoje, a gente recebe de uma vez só um complexo com uma quadra, uma academia e uma bela praça, e o sistema de iluminação pública, para tirar o povoado da escuridão. Então, a gente fica muito feliz”, disse.

Vereador Burenga

O parlamentar, que é filho de Zacarias, que deu nome à praça, agradeceu pela homenagem. “Meu pai foi um dos maiores comerciantes de cereais dessa região, agricultor, pecuarista, primeiro vice-prefeito deste município. Bom mesmo se a gente tivesse com ele aqui no meio de nós. Ele que gostava de participar desses momentos. Mas, onde ele estiver, está grato e feliz por receber essa homenagem”, pontuo.

O prefeito Ademar Carvalho fez um breve pronunciamento e destacou o trabalho do vereador Burenga. “Pra tudo isso acontecer, precisou ter o calçamento primeiro, que foi uma luta do vereador Burenga junto ao Governo do Estado. Como o povoado já está todo calçado, a gente já investiu os recursos pra fazer as outras obras: a quadra, a praça, a academia e a iluminação”, disse.

Prefeito Ademar Carvalho

Em entrevista, o gestor falou sobre seu projeto de melhoria dos povoados. “Nós temos uma cidade bonita, organizada, com uma boa infraestrutura, mas as pessoas moram nos povoados também, nas comunidades rurais. Por isso nós temos esse projeto de equipar os povoados com a infraestrutura básica, que é calçamento, o posto de saúde, escola, a quadra, iluminação pública, abastecimento de água e academia de saúde. Já fizemos em outros povoados, hoje estamos aqui no Carqueijo entregando esse complexo, e vamos levar essas obras para mais povoados”.

Publicidade

A cerimônia foi prestigiada por moradores e por autoridades. Estiveram presentes o vice-prefeito Francisco Reis, o Tico; o presidente da Câmara Municipal, Francisco Felipe (Cicisso) e os vereadores Francisco Zacarias, Ildmar Granja, Mércia Carolina, Cristiana Carvalho, Elieudo Junior, Bernardino Carvalho, Kalebe Carvalho e Epifânio Olegário. Presentes, também, os secretários municipais, Sherlyn Oliveira (de Administração), Jucenildo Boeiro (de Saúde), Cláudia Ribeiro (de Educação), Luís de Sousa Carvalho (de Agricultura), Ronnie Vieira (de Meio Ambiente), Francisco Antônio (procurador jurídico), do padre Fernando Amando, dentre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS