Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Projeto educacional estimula alunos da Escola Monte Sinai à leitura e escrita

Publicado

em

“Leitura e Escrita: possibilidade de ver, sentir e trabalhar o texto”. Esse é o tema de um projeto educacional desenvolvido na Escola Municipal Monte Sinai, em Belém do Piauí.

O tema foi trabalhado com alunos do 6º ao 9º ano, durante de dias. A culminância foi realizada na última quarta-feira, quando toda a produção foi apresentada e compartilhada entre os alunos da própria escola, e também com a sociedade civil e alunos da rede estadual de ensino.

Clique aqui e veja fotos da culminância!

O objetivo do projeto é estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.

Jairo Dias, diretor da Escola Monte Sinai

“Queremos que os nossos alunos sejam capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem. Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. Portanto, saber ler e escrever faz diferença na vida e é importante para o desenvolvimento como pessoa, como estudante e como profissional, permitindo o exercício da cidadania”, disse Jairo Dias, diretor da escola.

Publicidade

Foram desenvolvidas atividades referentes aos gêneros poema, conto, crônica e cordel. Durante a culminância do projeto, foram realizadas apresentações das biografias de autores renomados da literatura brasileira, declamação de poesias, paródias, danças, dramatização de textos e a apresentação de um jornal televisivo envolvendo os temas do projeto.

Outro destaque foram as peças teatrais protagonizadas pelos alunos. Dentre os temas, o Auto da Compadecida, peça teatral que mistura regionalismo e religiosidade que traz as divertidas aventuras de João Grilo e de seu companheiro Chicó; as histórias de Seu Lunga, poeta e repentista nordestino, personagem folclórico da cultura que ficou conhecido por causa da impaciência e respostas ao pé da letra, principalmente, com perguntas que ele considerava bobas; e o conto de fadas “A Branca de Neve e os sete anões”.

A produção apresentada pelos alunos foi alvo de elogios. Para o diretor da escola, a avaliação é positiva. “Os objetivos almejados foram alcançados graças ao apoio do governo municipal e, principalmente, pelo envolvimento, empenho e dedicação de todos, docentes e discentes, que trabalham coletivamente. Durante estes dias em estivemos empenhados, trabalhando muito para que pudéssemos culminar este projeto. Fiquei muito feliz em saber realmente que nossos alunos entenderam os nossos objetivos propostos, ou seja, pude observar e registrar que muitos não somente foram orientados e acompanhados quanto à escrita, mas também pude presenciar com alegria o desejo, o despertar de diversos alunos quanto à importância da leitura. Pois, os mesmo a parti do início deste projeto, passaram a ler mais. Isso é muito gratificante”, disse.

O diretor anunciou que os principais poemas e outras produções textuais dos alunos serão publicados em um livro.

O evento contou com a participação de diversas autoridades locais, como o vice-prefeito Sherlyn Oliveira, o secretário de Educação, Francisco Antônio, o secretário de Finanças, Ademar Carvalho, o vereador Luizinho Carvalho, além de coordenadores e supervisores da Educação, o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, diretores, professores, alunos e pais de alunos, dentre outros.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS