Connect with us

Belém do Piauí

Câmara de Belém do Piauí aprova matérias e presta solidariedade às famílias enlutadas

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou, na última sexta-feira (5), a terceira sessão ordinária do ano legislativo. A sessão foi presidida pelo vereador Francisco Felipe de Sousa Filho, Cicisso, e contou com as presenças dos demais membros da Casa.

Na oportunidade, o plenário aprovou diversas matérias. Uma das matérias foi o Projeto de Lei Complementar nº 001/2021, de autoria do Poder Executivo. A matéria retornou acompanhado do Parecer conjunto das Comissões de Justiça e de Orçamento, que foi favorável.

O Projeto o anexo XII da Lei Municipal nº 159, de 2009, que dispõe, dentre outros pontos, sobre a correção dos valores dos vencimentos dos profissionais do magistério municipal, com carga horária de 20 horas.

O Projeto, agora aprovado, seguirá para a sanção do prefeito Ademar Carvalho, e terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2021.

O plenário apreciou, votou e aprovou, também, a Indicação nº 01/2021, de autoria do vereador Bernardino Carvalho, em que solicita do Governo Municipal a construção de uma passagem molhada com bueiro no Riacho do Fraga, na localidade Lagoa Grande, zona rural do município.

Publicidade

Ao justificar a Indicação, o autor salientou que esse é um pedido dos moradores das comunidades Lagoa Grande, Jurema, Serrote, Retiro II, Pajeú e Vista Bela. De acordo com Bernardino, quando a barragem “Rio do Fraga” transborda, a correnteza de água abre crateras e provoca atoleiro, impossibilitando a passagem de veículos e pessoas. “A passagem molhada permitirá o tráfego de carros, motos e pessoas mesmo em tempos de cheia, e os bueiros servirão para escoar a água que transborda da barragem”, explicou o vereador.

Na sessão, também foram apresentados dois Requerimentos solicitando à Câmara Municipal a concessão de Moção de Moção aos familiares de Maria Gesmina de Carvalho, falecida no último dia 27 de fevereiro, em Belém, aos 84 anos, de autoria da vereadora Cristiana Bento.

Dona Maria, como era conhecida, foi casada com Pedro Joaquim de Macedo, também já falecido, era mãe de oito filhos, tinha 14 netos, 04 bisnetos, e era sogra do secretário de municipal de Agricultura, Luís de Sousa Carvalho.

O segundo Requerimento, de autoria do vereador Bernardino de Carvalho, era direcionado aos familiares Constâncio de Carvalho Bento, falecido no último dia 26 de fevereiro, aos 89 anos. Ele foi casado com Maria Isabel de Carvalho Bento, era pai de seis filhos, tinha oito netos e dois bisnetos. Um dos seus filhos é o atual vice-prefeito de Belém do Piauí, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico.

A vereadora Cristiana, ao fazer uso da palavra na tribuna, reforçou o pedido feito por meio da Indicação, para a construção da passagem molhada no Rio do Fraga, e destacando a importância da mesma para aquela região.

Publicidade

Em nome da família do saudoso Constâncio, ela agradeceu pela aprovação da Moção de Pesar pela Câmara. “Quero agradecer a todos pelo carinho e por tudo. Que Deus continue nos abençoando nesse momento, que não é fácil. Meus sentimentos também à família de dona Maria. Que Deus a acolha no reino celestial”, disse.

Outro orador na sessão foi o vereador Bernardino Carvalho. Em seu pronunciamento, o parlamentar comentou sobre a importância e a necessidade da passagem molhada na comunidade Lagoa Grande, visando garantir a trafegabilidade e veículos e pessoas, mesmo no período das chuvas.

Relembrou a história do saudoso Constâncio de Carvalho Bento e prestou suas homenagens aos familiares do mesmo e da senhora Maria Gesmina. Também aproveitou a oportunidade para homenagear sua homenagem às mulheres pelo seu dia, que será comemorado oficialmente no dia 08 de março. “Em nome da minha esposa, das duas vereadoras desta Casa, Mércia e Cristiana, parabenizar a todas as mulheres de Belém do Piauí”, disse Bernardino.

Encerrando a sessão, o presidente da mesa diretora da Casa, vereador Cicisso, fez um breve pronunciamento. Ele também manifestou sua solidariedade aos familiares do senhor Constâncio, citando dentre outros o vice-prefeito Tico e da vereadora Cristiana, como também, aos familiares de dona Maria, citando em nome dos demais o secretário Luís de Sousa, o Luizinho, que era genro.

O presidente também antecipou suas homenagens às mulheres pelo seu dia.

Publicidade

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Elieudo Junior, Francisco Zacarias (Burenga), Cristiana Carvalho, Bernardino Carvalho, Mércia Carolina, Kalebe, Ildmar e Epifânio Olegário.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS