Connect with us

Campo Grande do PI

Plenária de Saúde debate garantia de direitos e defesa do SUS em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de avaliar, planejar e propor ações que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, o município de Campo Grande do Piauí, promoveu a Plenária Municipal de Saúde.

a Plenária tem como tema central “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia — amanhã vai ser outro dia”, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Campo Grande.

A Plenária – etapa da 17ª Conferencia Nacional de Saúde, aconteceu nesta quinta-feira, 30 de março, no auditório do CRAS e contou com a participação do secretário de Saúde Jarbas Garêza, da vereadora Eliana Bezerra, representando o prefeito Dr. Tico, o enfermeiro Dayro Coutinho, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde Luciana Sales, além de profissionais e usuários de saúde.

A abertura foi realizada pela presidenta do Conselho Municipal de Saúde, a enfermeira Luciana Sales, que deu as boas vindas, e frisou a importância da Plenária de Saúde, como um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas, para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Jarbas Garêza, reforçou a importância do espaço de discussão na busca pelo fortalecimento do SUS, quando enfatizou o empenho do munícipio na realização de ações para atender a população. “Temos buscado expandir o acesso das pessoas ao SUS, dentro do munícipio, levando os serviços de saúde, desde aquele que reside na cidade, até aquele que mora no lugar mais remoto do munícipio”, disse.

O enfermeiro Dayro Coutinho, ministrou a palestra magna da Plenária, abordando sobre o tema central – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Em sua fala, ele enfatizou a necessidade do fortalecimento do SUS, visto que é um direito constitucionalmente garantido, abordando sobre os desafios e conquistas do sistema de saúde, e destacou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema único, público e gratuito de saúde, sendo referência internacional, e que portanto deve ser defendido e fortalecido.

A Plenária discutiu quatro eixos temáticos – I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; II – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Na ocasião, os grupos de trabalhos foram divididos, simultaneamente, por eixo temático, para levantar propostas e diretrizes para os governos municipal estadual e federal. Cada grupo de trabalho formulou propostas por setor, aos quais foram compartilhadas e aprovadas na plenária final.

No evento, ainda foram eleitos os delegados para vão representar o munícipio de Campo Grande do Piauí, na Plenária Macrorregional de Saúde, que vai acontecer, em Picos, no mês de abril.

Por fim, aconteceu a entrega de certificados e foi servido um lanche.

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS