Connect with us

Caridade do Piauí

Bike Test reúne ciclistas de 5 estados e abre as comemorações dos 27 anos de Caridade do Piauí

Publicado

em

FOTOS SEM MARCA À VENDA:

Clique aqui para pedir!


Caridade do Piauí foi palco de mais uma grande prova de Mountain Bike. A competição de ciclismo foi realizada neste domingo, 22 de janeiro, abrindo oficialmente as comemorações aos 27 anos de emancipação política do município.  

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI!

Promovido pela Prefeitura Municipal e organizada pela equipe CARBIKE, o evento visa integrar ciclistas e incentivar a prática do ciclismo no município, além de promover lazer e entretenimento para a população local e visitantes, como também, gerar renda, movimentando a economia local, principalmente nos segmentos hoteleiro e alimentício.

Publicidade

Estilo XCM, ou seja, realizada em diferentes tipos de terreno como estradas vicinais de terra, trilhas e asfalto, a prova foi disputada em 14 categorias e reuniu mais de 100 ciclistas dos estados do Piauí, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia.

De acordo com as categorias, os competidores realizaram percursos de 30, 54 e até 81 km, e com isso, desafiaram a própria resistência física, mas também, puderam conhecer um pouco das belezas naturais do município de Caridade do Piauí.

João Henrique, um dos organizadores, afirmou que os percursos eram pedaláveis. “O ciclista gosta de uma trilha que ele suba na bike, encontre dificuldade no percurso, como singletrack, areia, pedra, poças, ladeira, mas que seja pedalável, um percurso que ele consiga fazer a prova montado, sem ter que empurrar a bike. E foi isso que nós preparamos, e foi bastante elogiado pelos atletas.”, disse.

Outra novidade implementada na 4ª edição da prova foi a cronometragem do tempo de todos os atletas participantes, algo que trouxe mais transparência para a prova.

O tempo é detalhadamente definido pelo intervalo entre a largada e quando o ciclista cruza a linha de chegada. Com a cronometragem, que foi realizada pela Equipe Cronosvale, os competidores têm acesso a dados importantes como a posição em sua categoria, o tempo de prova e a velocidade média.

O atleta Isiran Carvalho, de Jacobina do Piauí, fez o melhor tempo na categoria Elite Masculino. Ele concluiu a prova em 3 horas. Em segundo lugar ficou Charles Duarte, e em terceiro, Dhiogo Correia.

O campeão contou que o início da prova foi controlado, mas depois acabou ficando para trás dos adversários. “Eles bateram forte e eu fiquei nos 24 km. Continuei só, segurei o ritmo e não desisti. Faltando uns 3 km pra terminar eu avistei os caras. Aí eu apertei, consegui encostar, passar por eles e deu certo.”, disse.  

Na categoria Elite Feminino, Lorena Costa conquistou o tricampeonato na Bike Test, após concluir a prova em 2 horas e 16 minutos. Em entrevista, ela falou sobre a prova. “Mais uma prova muito bem organizada, com um percurso muito bom, sem muitas dificuldades, onde todos podiam andar sem perigo, uma prova bem segura. E foi bom. Eu tentei andar no ritmo da minha adversária, e quando cheguei aos 19 km resolvi abrir e segui só, tranquila, onde só administrei e pude conquistar minha primeira vitória no ano.”, disse. A próxima prova de Lorena vai ser em fevereiro, na sua cidade, Jaicós, onde ela deseja novamente vencer.


Veja todos os resultados:

  1. ELITE MASCULINO
  2. ELITE FEMININO
  3. SUB 30 MASCULINO
  4. MASTER A1 MASCULINO
  5. MASTER A2 MASCULINO
  6. MASTER B1 MASCULINO
  7. MASTER B2 MASCULINO
  8. MASTER C MASCULINO
  9. PESADÃO MASCULINO
  10. JÚNIOR MASCULINO
  11. OPEN MASCULINO
  12. OPEN FEMININO
  13. INICIANTE MASCULINO
  14. INICIANTE FEMININO

Após a prova, foi realizada a cerimônia de premiação dos vencedores. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 14 mil em dinheiro, além de troféus e medalhas personalizadas e brindes.

Raimundo Nonato, que também faz parte da organização, comemorou o sucesso de mais uma Bike Test.

“Foi tudo ótimo! Só temos a agradecer a Deus pela permissão, ao nosso prefeito Toninho por todo o apoio que ele nos dá, a todos colaboradores, parceiros e aos amigos ciclistas. Todos são importantes e fundamentais. Ninguém faz uma festa dessa sozinho. E com essa união a gente realizou mais uma prova com sucesso. Que venha 2024!”, disse.

O prefeito Toninho de Caridade falou da alegria de poder iniciar as comemorações dos 27 anos do município incentivando a prática esportiva. “Iniciamos hoje as comemorações aos 27 anos de emancipação política do nosso município e nos alegra muito começar assim, incentivando o esporte, promovendo o ciclismo, promovendo entretenimento para a nossa população. É gratificante poder receber todos na nossa cidade, mostrar o nosso lugar, os interiores, a vegetação, as nossas riquezas naturais. Através do ciclismo nós estamos mostrando o nosso município no mês em que se completa 27 anos.”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS