Connect with us

Curral Novo do Piauí

Auren inicia obras e Curral Novo do Piauí terá primeiro parque de energia solar e eólica do país

Publicado

em

Já estão em andamento, no município de Curral Novo do Piauí (PI), as obras para construção do Complexo Sol do Piauí, primeiro parque híbrido do País. Aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2021, o projeto piloto desenvolvido pela Auren Energia, combina as fontes solar e eólica para geração de energia limpa e será instalado próximo a área do Complexo eólico Ventos do Piauí I (VdP I).

Ao todo, serão instalados 112.080 módulos fotovoltaicos entre as torres eólicas, com capacidade inicial para gerar 48,1 MWac (59 MWp). O projeto, que deve entrar em operação comercial no segundo semestre de 2023, funcionará no modelo de parque associado, onde a subestação de transmissão do Complexo Ventos do Piauí I será compartilhada com a nova usina solar. A energia gerada pelo Complexo Sol do Piauí irá complementar a produção eólica, cuja geração é mais intensa no período noturno devido a característica dos ventos na região.

Para Márcia Cunha, Vice-Presidente de Operações e Projetos da Auren Energia, o empreendimento faz parte da construção de um legado muito maior e propõe uma inovação técnica e regulatória com potencial de transformar o setor de energia no Brasil. “Desde 2017, investimos em estudos relacionados a projetos híbridos para avaliar a viabilidade e as vantagens da combinação das fontes solar e eólica, contribuindo com os avanços da regulação para uma iniciativa como esta”, diz Márcia.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de energia renovável e comercialização de energia do Brasil. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados em diferentes regiões e uma das maiores capacidades instaladas do País (3,3GW).

Publicidade

Com sede em São Paulo, sua comercializadora apresenta uma carteira de clientes robusta, movimentando mais de 2,5 GW médios no ano de 2021, e um amplo portfólio de produtos e soluções focados nas necessidades do cliente e baseados no investimento contínuo em inteligência de mercado e digitalização. Para conhecer mais sobre os ativos, projetos e soluções da Auren Energia, acesse: www.aurenenergia.com.br

Fonte: Assessoria

Facebook

MAIS ACESSADAS