Connect with us

Curral Novo do Piauí

Paróquia de São Francisco de Assis é instalada em Curral Novo e padre Allef Carvalho empossado como 1º pároco

Publicado

em

Com a presença de um grande público, foi realizada na noite desta quinta-feira (29), em Curral Novo do Piauí, a instalação canônica da Paróquia de São Francisco de Assis, a 3ª da Diocese de Picos com o Padroeiro Franciscano. Como primeiro pároco da igreja, foi empossado o padre Allef Carvalho.

A Santa Missa de Instalação Canônica teve início com a entrada de representantes da sede de Curral Novo e comunidades rurais que introduziram os standards de seus Padroeiros. Os mesmos representam todos os fiéis que tiveram um papel fundamental para que a Instalação Canônica da Paróquia acontecesse.

Em seguida, houve a Entrada do Cortejo Processional, formada pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José, Padre Allef, o novo Pároco de Curral Novo, mais de 10 padres de toda diocese, seminaristas, equipe litúrgica, ministros e coroinhas.

Logo após, foram oficializadas a instalação da paróquia e nomeação do novo pároco, com a leitura do decreto que contém informações sobre o município e toda a comunidade religiosa, e da provisão, que nomeia o novo Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, o Padre Allef Antônio, que já acompanhava a cidade como vigário paroquial.

A cerimônia também foi marcada pela entrega da estola e casula, feita pela mãe do padre, e da chave da Igreja, que o padre recebeu das mãos de Dom Plínio. O bispo também apresentou ao Pároco, o Santíssimo, a Pia Batismal e o Confessionário.

Na missa, também foram apresentados os Conselhos Econômico, formado por 7 conselheiros e uma secretária, e de Pastoral, que tem a função de ajudar o Pároco no acessoramento Pastoral da Paróquia, acompanhando e incentivando as atividades Pastorais.

Após, aconteceu o rito litúrgico comum, Ato Penitencial, Glória, Liturgia Diária, Evangelho e Homilia feita pelo Bispo Diocesano, e em seguida, o Padre Allef foi interrogado publicamente para manifestar a sua disposição em cuidar com zelo da Paróquia São Francisco de Assis.

Também foram apresentados a ele alguns livros que demonstram a organização de uma Paróquia, dentre eles, o Livro do Batismo, da Primeira Eucaristia, do Casamento Religioso, do Casamento religioso com efeito civil e o livro de caixa. A leitura do Juramento de Fidelidade pelo novo Pároco, finalizou a cerimônia de instalação da Paróquia.

Ao fim da Santa Missa, foi o momento de agradecimentos. O prefeito Júnior de Abel, salientou a importância do momento.”Nossa cidade está em festa por esse momento de tão grande importância na vida do povo curral-novense. Essa é uma data que será sempre lembrada por ser um momento histórico e marcante no crescimento de fé e participação religiosa por parte dos cristãos católicos dessa Paróquia. Foram tempos de espera, mas o que era apenas um sonho, se tornou realidade.”

Publicidade

O mesmo também voltou sua fala para o novo Pároco, Padre Allef, destacando a importância do mesmo. “Hoje vivenciamos também a posse Canônica do nosso Pároco, Padre Allef. Padre Allef, um jovem sacerdote, cheio de luz e guiado pelo Espírito Santo. Você, diante do chamado de Deus, deu seu sim para ser Discípulo Missionário do Senhor, entregando-se a vivência e ao anúncio evangélico de Cristo. Os fiéis, devotos de São Francisco de Assis, te recebem como Pároco, ou seja, Pai espiritual, e te acolhem como membro dessa família Curral-novense.”

Uma leiga da cidade, Rosilene dos Anjos, também falou um pouco em nome de todos os fiéis, sobre a alegria de vivenciar o momento histórico.”Caro Padre Allef, nem todas as palavras, descreveriam nossa alegria diante da realização de um grande sonho, a Instalação da Paróquia. E é com essa alegria que te recebemos como Pároco. Nós te abraçamos e te recebemos com amor. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por essa paróquia, saiba que você é responsável pelo que cativas, saiba que criamos expectativas e em contido entusiasmo ficamos ansiosos aguardando a chegada deste tão sonhado dia, tão especial para nós. Temos uma certeza, em tudo o que acontece com a igreja, nas suas instâncias, tem a mão de Deus, que prevalece como fio condutor nessa prespectiva de fé. Queremos oferecer o nosso apoio e ajuda, queremos estar com você e de Deus ouvir a voz para nos orientar, para caminharmos juntos em plena sintonia”.

Por fim, o Padre Allef, novo Pároco, falou do sentimento de alegria e gratidão. “Amados e amadas paroquianos de São Francisco de Assis, sou um jovem sacerdote com apenas 1 ano e 7 dias de ordenado, mais com a plena consciência da missão que abracei para o bem da igreja, e bem do povo de Deus que me foi confiado. Quero fazer com que a nossa Paróquia caminhe cada vez mais unida, que verdadeiramente a nossa comunidade paroquial seja a casa da palavra, do pão, da caridade e da missão e caminho do Espírito. E a cada um de vocês, muito obrigado, pela vida doada, pois vocês com sua missão e doação, fizeram com que nós pudéssemos chegar aqui neste dia. Reitero a minha alegria em continuar sendo pai espiritual para cada um de vocês. Estamos a praticamente 1 ano e 6 meses na missão e convivência neste território municipal, a contar da experiência diaconal.”

Ao final da Santa Missa, foi lida e lavrada a ata, pelo Padre João Pereira de Sousa. Além dos já citados, estiveram presentes os padres Cláudio Santana, Pároco em Dom Expedito Lopes, Edivaldo, Pároco em Simões, Antônio Mendes, Vigário Geral da Diocese, Francidilson, da equipe de formação em Teresina, Manoel Moura, Vigário Paroquial em Paulistana, Berto, Pároco em Betânia, José Mairton, Pároco em São José, Ismael, Pároco em Acauã, Marcos Roberto, Pároco em Padre Marcos, Expedito, Pároco em Marcolandia, Jonas, Pároco em Ipiranga, Regis, Pároco em Santo Antônio de Lisboa, Ramires, Pároco em São Julião, José Marcos, Vigário em Paulistana, Chiquinho, Pároco em Patos e Jacobina, Fernando Amando, Vigário em Caldeirão Grande, e Gregório, Pároco em Pio IX.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS