Connect with us

Francisco Macêdo

Alunos e professores da EJA de Francisco Macedo participam de uma aula de campo, em Exu no Pernambuco

Publicado

em

Alunos e professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA), de Francisco Macedo participaram de uma aula de campo na cidade de Exu no Estado de Pernambuco, no museu de Gonzagão. A visita na cidade pernambucana faz parte de um projeto de autoria da professora de História, Kaliane Alencar.

Os alunos visitantes da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, conheceram o Museu de Gonzagão, a casa e o mausoléu de Luís Gonzaga, bem como a casa de Januário. Dos pontos citados os discentes e professores partiram rumo à casa da Caiçara onde nasceu Bárbara de Alencar. Na rota os turistas piauienses visitaram a igreja de São João Batista construída pelo barão de Exu, sobrinho de Bárbara. A igreja foi construída no ano de 1866.

O projeto teve como objetivo: Realizar um estudo por meio do que vai além de um simples passeio ou de um relatório feito pelos alunos após a visita; Explorar o potencial educativo de museus e exposições para disciplina de história Observação de imagens e objetos; Valorização do patrimônio cultural e compartilhar experiência nova em um universo fora do espaço escolar.

Toda a viagem foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, através do prefeito, Nonato, e pela secretaria de Educação, na pessoa do Virgílio Alencar. A professora idealizadora do projeto, Kaliane Alencar, falou sobre a organização da viagem e agradeceu a participação de todos.

“Como foi um projeto escolar, pudemos usar o transporte escolar e os alunos adoraram. Possibilitamos a turma de conhecer lugares históricos e foi emocionante porque a turma é composta por jovens e adultos, e eles não conheciam o lugar. Foi uma experiência muito rica. O projeto foi idealizado por mim, e eu recebi o apoio total do prefeito, Nonato, do secretário de Educação, Virgílio, da coordenadora pedagógica, Niedja, do diretor e da coordenadora do Eleuza, e dos demais professores, inclusive o professor Luizinho, nos acompanhou na viagem. Agradeço a todos que contribuíram com a experiência, tenho certeza que foi muito importante para todos que participaram e agradeço aos alunos que abraçaram a ideia e participaram da viagem”, disse.

Publicidade

A coordenadora pedagógica, Niedja Mendonça, que também acompanhou os alunos durante a viagem, destacou: “Através do projeto podemos proporcionar novas atividades fora do âmbito escolar para os alunos da EJA e conhecer um lugar rico de cultura e cheio de histórias importantes. Parabenizo a professora, Kaliane Alencar, pela idealização e realização do projeto, pois tenho certeza que ficará marcado na memória de todos aqueles que participaram junto com a gente da viagem”.

A aluna, Zuleide, que participou da viagem falou sobre a experiência adquirida e agradeceu a todos que fizeram parte da organização.

“A viagem foi uma experiência inesquecível tanto para mim quanto para os meus amigos de sala, na EJA. A maioria dos alunos são adultos que estavam sem estudar a muito tempo, e pelo relato que ouvimos, eles diziam que nunca tinham ido a um museu. Foi uma experiência maravilhosa, aprendemos bastante e foi inesquecível. Os historiadores nos contaram muitas coisas que eu jamais saberia. A arquitetura do lugar era muito linda, até imaginava em viver naquele tempo, onde nada era moderno. Ao conversar com meus colegas ainda não consigo decidir quem ficou mais maravilhado.  Só tenho a agradecer a nossa professora, Kaliane, a direção e a coordenação do Eleuza por ter nos proporcionado essa oportunidade”, falou.

A aluna, Joilma, destacou: “Agradeço a Deus e a professora Kaliane, a idealizadora desse projeto, e a nossa coordenação que prontamente aceitou e colaborou pra que acontecesse. Encerramos as aulas com chave de ouro”.

O aluno, Zezinho, falou da satisfação em participar da viagem a gradeceu a professora, Kailane, por todos os ensinamentos e os amigos que conheceu durante o ano, no Eleuza.

Publicidade

“Amei o passeio e ainda mais por está com pessoas maravilhosas. Agradeço a Deus e a vocês por terem participado do meu ano. Podem ter certeza que nossa amizade vai durar muito. Agradeço a professora, Kailane, por ser essa pessoa tão incrível e por nos ensinar todos tão bem. Além de professora, foi uma grande amiga. Obrigado a todos!”, pontuou.

O projeto realizado tinha como foco a valorização do patrimônio histórico cultura, o que pode incentivar os alunos a explorarem as ricas culturas existentes que retratem a nossa história. Além de promover um momento divertido e com novas experiências a todos.

No trajeto os francisco-macedenses conheceram Mafrísia Aires de Alencar residente do casarão em Fazenda Araripe, Exu – PE, descendente de Clovis Aires de Alencar, sobrinho de Bárbara de Alencar, e o escritor e poeta cordelista Antônio Givaldo Taveira dos Santos, conhecido como Falcão.

 

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS