Connect with us

Francisco Macêdo

Passeata mobiliza população no combate ao Aedes aegypti em Francisco Macedo

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, a Prefeitura de Francisco Macedo, na administração do prefeito Adeílson Carvalho, em parceria com as Secretarias municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Tutelar, grupo de brigadistas e demais voluntários, realizaram ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti.

Neste mesmo evento houve a culminância do Programa Saúde na Escola, que também envolve ações de combate ao mosquito da dengue, contando com a participação ativa dos alunos do 9º ano da escola Eleuza Maria de Alencar.

Inicialmente, todos os participantes se concentraram na praça da Igreja Matriz, onde a coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo, destacou a importância de orientar a população acerca dos cuidados com o mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, bem como distribuiu as equipes para andar pelas ruas da cidade.

Durante as visitas domiciliares, as equipes entregaram planfletos educativos, ao tempo que explicaram os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, incluindo manter as caixas d’água fechada, evitando o acúmulo de lixos nos quintais e terrenos baldios, não deixando água em pneus ou recipientes que não vão usar.

Os participantes também entraram em algumas casas e verificaram recipientes que armazenam água, ressaltando para os munícipes o crescente número de casos de dengue.

O secretário de Saúde, Adenilson Antão, enfatizou que a ação objetiva trazer a conscientização da população para que haja redução nos casos de dengue.

“Essa ação de conscientização é muito importante porque reforçamos os cuidados que as pessoas devem ter, principalmente nessa época de inverno que acumula muita água. Após as visitas realizadas hoje, nós esperamos conseguir combatermos o mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue”, frisou.

Ao final foi servido um lanche para todos os participantes no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Dengue

A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se a febre, dores no corpo e manchas vermelhas. Essa doença infelizmente leva várias pessoas à morte todos os anos em nosso país e é considerada uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS