Connect with us

Francisco Macêdo

Secretários de Francisco Macedo participam de oficina de elaboração do IEGM em Teresina

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí promoveu por meio do Instituto Castelo Branco a “Oficina de Elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal”, como indicador de processo que objetiva auxiliar a equipe técnica das secretarias municipais na elaboração das respostas do questionário da Dimensão Setorial Educação de 2019/2020, uma das três dimensões importantes do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE, em Teresina. O público-alvo foi Dirigentes Municipais de Educação, Administrativo Financeiro e Assistência Social, Técnicos de Gestão e Inspeção e Pedagógico das Secretarias de Educação.

Da cidade de Francisco Macedo, município localizado há 400 km, da capital piauiense, participaram, o secretário de Educação, Virgílio Alencar, e, o secretário de Finanças, Luís Eduardo Alencar.

Secretário de Educação de Francisco Macedo, Virgílio Alencar, e secretário de Finanças, Luís Eduardo Alencar no TCE-PI em Teresina

Sobre o encontro, o secretário de Educação de Francisco Macedo, Virgílio Alencar, destacou. “Foi muito proveitoso porque tiramos muitas dúvidas e questionamos também sobre quesitos dentro do questionário que são de vago entendimento e é necessário o ponto de vista porque evita entendermos de uma maneira e respondemos de forma contrária. O instituto que ministrou a formação trouxe muita preparação. Hoje sabemos que tudo tem necessidade de registro que comprove o que é desenvolvido no município, ou seja, não podemos resolver as coisas só no boca a boca e, assim, nos deixa mais preparados. Essa formação trouxe grande aprendizado e entendimento sobre o IEGM. Através dele [do IEGM] será feita a visita no município e quando trabalhamos com resultados verídicos de fato pode-se apresentar”, destacou Virgílio Alencar.

O formador, professor, Eduardo Castelo Branco, que ministrou a Oficina do IEGM ressaltou que o propósito é corroborar com a capacidade analítica da equipe e impulsionar os processos, aludindo a Dimensão Setorial Educação. “A Oficina de Elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, objetiva apresentar o novo questionário e auxiliar a equipe técnica da secretaria municipal, na elaboração das respostas da Dimensão Educação de 2019/2020. Posto isto, julgamos necessário dialogar com o dirigente municipal de Educação, Administrativa Financeira (orçamento) e Assistência Social, além dos técnicos de: Gestão e Inspeção e Pedagógico da Secretaria de Educação”, disse.

Publicidade

A programação iniciou no dia 17, segunda-feira, das 9h às 12h, na parte da manhã com retomada de conteúdo pela equipe do TCE: (a) O Instituto Rui Barbosa (IRB); (b) A Rede Nacional de Indicadores Públicos (Indicon); (c) O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Na parte da tarde, das 14h às 17h foi tratado o análise dos dados com a equipe Icbranco; (a) Análises dos resultados do IEGM; (b) Análise das validações das questões de 2018/2019 da DSE; (c) Corresponsabilização das questões em relação à equipe técnica da DSE.

No segundo dia da programação, no 18 de fevereiro de 2020, das 8h às 14h foi apresentado o novo questionário simplificado 2020: Equipe Icbranco onde foi apresentado e pormenorizado o novo questionário da dimensão setorial educação 2019/2020 com a perspectiva de 28 questões, sendo 26 de processos e 06 de insumos.

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS