Educação de Geminiano realiza teste de aceitabilidade da merenda escolar
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 25/05/18

Educação de Geminiano realiza teste de aceitabilidade da merenda escolar

A Secretaria de educação de Geminiano, realizou nesta quinta-feira (24), em escolas municipais, um teste de aceitabilidade da merenda escolar com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos sobre o cardápio ofertado.

Participaram da realização do teste a Secretária de Educação, Érica Carvalho, a diretora das escolas, Maria Elisete e a nutricionista que atua no município, Drª. Helionildes Bezerra, que coordenou a aplicação.

A Secretária de Educação, Érica Carvalho, explicou o objetivo da realização do teste. “Estão sendo introduzidos novos alimentos como pão, iogurte e sucos diversos de frutas no cardápio escolar, então, estivemos nas escolas realizando o teste para ver o nível de aceitabilidade das crianças à merenda oferecida e aos novos itens que estão sendo introduzidos. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado e nosso objetivo é melhorar cada vez mais o fornecimento da alimentação escolar. ” explicou a gestora.

A nutricionista Helionildes Bezerra, disse que o teste é realizado constantemente com intuito de obter segurança com relação ao cardápio oferecido aos alunos. “Estamos fazendo o teste em relação aos alimentos já oferecidos e também a produtos novos que estamos inserindo nesse semestre. O teste é sempre realizado para que possamos ter uma maior segurança com relação ao que estamos oferecendo aos alunos, que seja de acordo com o que eles aceitam” disse.

De acordo com ela, está sendo observado também a recusa dos alunos a alimentos saudáveis, que são necessários para a qualidade da alimentação oferecida. “Estamos observando também os pontos críticos, a não aceitação de alimentos saudáveis. Diante disso, se faz necessário a reeducação alimentar, um incentivo e motivação maior através da educação alimentar, não somente pela oferta, mas também pelo estímulo ao consumo, por ser saudável para eles” explicou.

O objetivo é que até o final do semestre o teste seja realizado em todas as escolas, para que seja obtida uma amostra de mais de 50% dos alunos investigados, para garantir uma quantidade segura de dados para o planejamento  dos próximos cardápios.

De acordo com a nutricionista, o teste está tendo um resultado positivo. “Estamos muito felizes porque os cardápios estão tendo uma boa aceitação, mesmo antes de ser feita a tabulação geral. A maioria está avaliando como “Bom e ótimo” e no item que pede o alimento que eles mais gostam, as crianças querem colocar mais de um e quando se pergunta os alimentos que não gostam, normalmente, eles dizem que gostam de tudo. A aceitabilidade está sendo muito boa e isso é gratificante para nós e nos deixa tranquilos com relação ao trabalho que vem sendo feito com a variedade dos cardápios oferecidos a cada mês” finalizou.

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 12282 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Prouni divulga resultado da segunda chamada para bolsas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 4, o resultado da segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem

GERAL

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 80 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.653 da Mega-Sena realizado excepcionalmente nesta sexta-feira (14), em Osasco (SP), por conta do feriado da Proclamação da República. No próximo

GERAL

Postos de combustível descumprem lei e cobram valor diferente no cartão

Os postos de combustível em Teresina estão descumprindo lei do código de defesa do consumidor ao cobrar preço diferenciado ou mesmo limitando valores mínimos em compras por cartão de crédito.