Connect with us

Inhuma

Inhuma sedia formação para conselheiros municipais da educação do território do Vale do Sambito

Publicado

em

Ocorreu na última quarta-feira, 22 de maio, no Auditório da Secretária Municipal de Educação, uma formação ministrada pela coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação do Piauí, Maria Antônia da Silva Costa. A mesma foi voltada para Conselhos Municipais de educação, com a participação de professores e diretores da região territorial do Vale do Sambito.

A palestra abordou sobre o papel do Conselho Municipal, diretrizes curriculares da BNCC, Educação do Campo, regulamentação para nucleação de escolas, cumprimento do calendário escolar, a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2013. Também foi tratado sobre a alteração da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Durante a tarde a formação tratou sobre Padronizações e Legislação, linguagem normativa, práticas de Elaboração, (ementa, referência, considerações), construção de ato normativo, atendimento individual por município e a situação da normatização de cada município.

O secretário Municipal de Educação, professor Marcos Antônio, falou sobre a formação.

“É um prazer mais uma vez a gente está aqui falando sobre mais uma formação no município de Inhuma. Estamos sediando essa formação de conselheiros com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação com a professora Maria Antônia da Silva Costa que é Coordenadora Estadual da UNCME do Piauí. Tivemos onze municípios circunvizinhos participando dessa formação, vendo o papel do Conselho Municipal de Educação. Há pouco tempo vimos nas redes sociais o TCE colocando a relação de 64 municípios que estão com suas documentações vencidas junto ao Conselho Estadual de Educação porque ainda não faz parte, não tem a rede própria. Em Inhuma graças a Deus estamos credenciados e atualizados. Aqui na Secretaria de Educação nós temos vários conselhos, temos o Conselho do FUNDEB, o Conselho do CAE e o Conselho Municipal de Educação.

Marcos Antônio acrescentou ainda que a participação dos membros conselheiros da educação inhumense faz-se importante devido a absorção do conhecimento repassado pela coordenadora.

“Fiz questão que os membros desses conselhos do município de Inhuma participassem dessa formação, porque Maria Antônia é uma pessoa que tem uma conhecimento muito grande sobre os conselhos. Ela representa o Estado do Piauí perante a UNCME Nacional, então ela é uma pessoal capacitada e ela trouxe informações belíssimas sobre o papel do Conselho Municipal de Educação, na questão de nucleação de escolas, na questão da implantação e informações do currículo e das informações da BNCC, e toda regularização da educação do município tem que passar pelo crive do Conselho Municipal de Educação”. frisou Marcos Antônio.

Publicidade

A Coordenadora Estadual da UNCME, Maria Antônia da Silva Costa falou, sobre o que foi trabalhado durante a formação

“Na parte da manhã fizemos um apanhado geral envolvendo todos os conselheiros, gestores, diretores secretários municipais de Inhuma e de municípios vizinhos. O objetivo do trabalho dessa manhã foi de esclarecer o papel e importância dos conselhos municipais de educação que envolve o Conselho Municipal de Educação, do CAE, do FUNDEB e também dos conselhos escolares”, disse.

“Pela manhã deixamos muito claro a questão da legalidade, como o município deve agir, e, que, o conselho é um órgão que está orientando o gestor, cobrando quando for necessário, e dizendo como deve andar e se está correto tudo bem, vamos procurar corrigir por não está de forma adequada. Tivemos uma oficina mais voltada ao desempenho do papel do conselho municipal de educação, que é o órgão normativo do sistema, então o município de Inhuma já é um município que é autônomo’, destaca.

“A gente trabalhou de forma sucinta várias temáticas, no entanto, os municípios ficaram munidos de muito material. Nós passamos uma pasta para eles com mais de três mil itens, para que eles tenham uma biblioteca virtual, sem necessidade de estar usando a internet e com um material seguro, o material que eu passei para esses conselheiros é de plena confiança, está tudo do embasamento legal, ou seja de acordo com a lei”, afirmou Maria Antônia.

A professora, Sara Dantas, da cidade de Valença agradeceu pela participação e falou que foi bastante proveitoso a formação e servirá para p desenvolvimento educacional de Valença do Piauí.

“É muita informação para a gente e as vezes nós pecamos muito por não participar. Essa formação serviu para nos despertar, e foi muito proveitoso esse encontro. Estou saindo daqui maravilhada e com muitas informações, e com certeza Valença precisa se adequar há muitas coisas. Estamos também a disposição de vocês e aberto a sugestões”, avaliou o encontro destacando que vai procurar aplicar na educação valenciana.

Participaram da formação representantes dos conselhos das cidades de Inhuma, Floresta do Piauí, Aróazes, Ipiranga, Valença, Alagoinha e Simões.

Por Equipe Ascom Inhuma

Publicidade

   


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS