Connect with us

Ipiranga do Piauí

Obras melhoram o acesso às comunidades rurais de Ipiranga do Piauí; ‘Está cada dia mais fácil, rápido e seguro’, diz prefeito

Publicado

em

Percorrer o município de Ipiranga do Piauí está ficando cada dia mais fácil, rápido e seguro. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, tem trabalhado na melhoria das estradas vicinais que dão acesso às comunidades rurais.

O objetivo da ação é oferecer melhores condições de trafegabilidade a veículos e pessoas por todo o município. Esse é um dos trabalhos que beneficia a um maior número de pessoas, não somente àqueles que residem na zona rural, mas a todos que utilizam as estradas para se deslocarem.

“Hoje a população da zona rural tem motos e carros, e diuturnamente precisam se deslocar até a cidade e para outras comunidades, e nosso objeto é facilitar esse deslocamento. Uma estrada vicinal de boa qualidade garante mais segurança e conforto aos usuários, dá mais agilidade na viagem e ainda diminui os custos”, pontuou o prefeito Elvis Ramos.

Elvis citou a necessidade de uma estrada em boas condições para facilitar a escoação da produção agrícola, que segundo ele, está concentrada na zona rural, mas a comercialização é feita em maior quantidade na zona urbana.

O prefeito tem acompanhado de perto do andamento dos trabalhos. Nesta terça-feira (30), Elvis, ao lado da vice-prefeita Iolanda Rego, o secretário de Obras, Marcinho, de vereadores, de outros secretários e assessores, visitou diversas comunidades rurais onde o serviço já foi realizado e onde as máquinas e operários estão trabalhando.

“Estivemos nas estradas que interligam os povoados Brejo da Fortaleza e Forte, que é município de Inhuma, também no Baixão dos Cassianos, Malhada, Furta-lhe a Volta, Jardim e Cocos. Em todas essas estradas foi feito o roço e agora estamos recuperando”, disse o gestor.

Publicidade

As estradas estavam estreitas, sendo invadidas pela vegetação, uma situação que prejudicava a visibilidade e oferecia riscos.

Manoel Francisco de Sousa, é um dos operários que trabalham no roço das estradas na localidade Baixão dos Cassianos. “Tá com tempo que a Prefeitura mandou roçar essa estrada. Aqui sempre é roçado, mas por nossa conta. Esse ano tá diferente. É a Prefeitura que tá pagando”, disse, falando da importância: “É bom demais pra gente que trabalha aqui, precisa vim com o carro, trazer alguma coisa ou levar”.

O prefeito Elvis explicou como está sendo feito o trabalho. O serviço varia de acordo com a necessidade de cada local. Em alguns trechos é necessário apenas o nivelamento das estradas com a máquina motoniveladora. Em outros, é necessário realizar o piçarramento.

Na melhoria das estradas, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí está utilizando as máquinas do município – caçamba, motoniveladora (patrol) e a pá carregadeira e investindo recursos próprios, fruto da organização e planejamento.

Mobilidade Urbana
As obras de mobilidade estão em andamento não somente na zona rural, mas, também, na zona urbana. O bairro Boa Vista está sendo contemplado com a construção de calçamento em diversas ruas. “Estamos iniciando e vamos construir cerca de 3.800 metros quadrados de calçamento”, informou Elvis.

Publicidade

As obras de pavimentação poliédrica estão em andamento também no bairro Alto da Santa Catarina, e chegará em breve ao bairro Alto Alegre. “Temos duas etapas em andamento e outra pra iniciar nos próximos dias”, informou o gestor. As obras de pavimentação são fruto de convênios com a CODEVASF.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS