Connect with us

Ipiranga do Piauí

Palestra show com Isaque Folha abre a Jornada Pedagógica em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta terça-feira, 31 de janeiro, a I Semana Pedagógica de 2023, abrindo o ano educacional na Rede Pública Municipal de Ensino.

Com o tema “Trilhando novos caminhos para uma aprendizagem significativa”, o evento tem na programação um ciclo de palestras, formações, oficinas e encontros de planejamento pedagógico. Ao todo, serão quatro dias de atividades voltadas para os professores e outros trabalhadores da Educação.

A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Cida Beija, na Secretaria Municipal de Educação, com a participação de gestores, como o prefeito Elvis Ramos, o secretário de Educação, Gilberto Vieira, o vereador presidente da Câmara Municipal, Paulo Cortez, o secretário de Educação adjunto, Ronyveiga Santos, dentre outros, além dos professores do sistema municipal de ensino, que envolve as Redes Pùblicas Municipal e Estadual, e a Rede Privada.

Em sua fala, o prefeito Elvis Ramos destacou os bons índices alcançados pela Educação em 2022, que resultaram na condecoração do município com o prêmio prefeito e gestor educador e na conquista da primeira medalha numa Olímpiada Nacional, além do trabalho de captação de recursos que possibilitou a realização de investimentos na área.

Na oportunidade, o prefeito anunciou a implementação do novo piso salarial dos professores com um percentual de 15%, superior ao concedido pelo MEC. “Isso é fruto do planejamento e de um trabalho realizado no ano passado, que resultou no aumento de receitas, o que nos permite pagar o novo piso e ainda fazer investimentos nas escolas, seja na reforma e ampliação, na compra de novos equipamentos, na climatização.”, disse.

Após a cerimônia, foi realizada a palestra de abertura da Semana Pedagógica, ministrada pelo renomado pedagogo, músico, escritor e compositor, Isaque Folha, que explanou sobre o tema “Os desafios do professor contemporâneo”, e de forma dinâmica, lúdica e interativa, abordou questões como avaliação, acolhimento de alunos, BNCC como ativação de conhecimentos prévios. “Foi uma palestra rica pela abrangência da temática a vários aspectos do dia a dia da prática pedagógica.”, disse ele.

À tarde, após o almoço, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae, ofereceu uma sobre BNCC e Projeto de Vida, ministrada pela formadora Elisa, que é consultora do Sebrae.

Também houve um encontro de formação com os profissionais de serviços gerais e vigias que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino. A nutricionista Roberta Dantas Monteiro realizou capacitação para os auxiliares de serviços gerais com o tema “Higienização e manipulação de alimentos”, e o assessor Guilherme Gonçalves abordou conduziu uma roda de conversa com os vigias.

Na oportunidade, foi realizada a entrega de uniformes para as duas classes profissionais, uma iniciativa cujo objetivo é organizar, identificar os trabalhadores e tornar mais formal o ambiente de trabalho, além de gerar economicidade aos trabalhadores.

Preparativos para 2023

Publicidade

Em entrevista, o secretário de Educação, Gilberto Vieira, falou sobre os preparativos para o início do ano letivo 2023. “Estamos iniciando com a Semana Pedagógica, que foi preparada com muito carinho, amor e objetivo de levar conhecimento e preparar os nossos professores para o retorno desse ano bem desafiador, ano de avaliações externas como a SAEB, que avalia o IDEB do município.”, disse.  

Gilberto destacou que a Educação de Ipiranga do Piauí, seguindo as diretrizes nacionais da Educação, vai ampliar a oferta do ensino integral em 2023, como uma ação estratégica. Para ele, as expectativas são boas. “Nossos professores estão animados. Pela primeira vez estamos dando aumento acima do piso nacional, havendo o reconhecimento por parte da gestão, algo que, com certeza, vai estimular os professores a realizarem um trabalho ainda melhor.”, pontuou.  

Os cerca de 110 professores e mais de 1.500 alunos retornam às salas de aula das 9 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino no próximo dia 06 de fevereiro.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS