Connect with us

GERAL

Aulas da rede municipal de Jacobina do Piauí retornam na segunda (18), de forma remota

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Educação, retomará as aulas da rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (18), na modalidade remota, ou seja, à distância, por meio do uso da internet.

Conforme o Decreto Nº 01 28/2020, as aulas contarão com atividades pedagógicas por meios digitais, quando possível, com o emprego de recursos como videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico e whatsApp.

Também será utilizado um material didático impresso com orientações pedagógicas distribuídas aos alunos e seus pais ou responsáveis. Ainda serão repassadas orientações de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

De acordo com o secretário de Educação, Edilson Nunes, a equipe da SEME fez um levantamento com as famílias de todas as escolas para garantir a equidade de todos os alunos (Alunos que têm acesso a internet e também aqueles que não têm acesso). “Feito esse levantamento e com os dados em mãos, a SEME, juntamente com sua equipe, elaborou o Plano de Ação e Contingência conforme a necessidade de cada educando. Com essa nova metodologia asseguramos o isolamento social e iremos dar continuidade ao ano letivo evitando prejuízo de aprendizagem de nossas crianças, por isso que optamos pelas aulas remotas” falou.

Segundo o gestor, o retorno às atividades será realizado por meio de aulas domiciliares e serão utilizadas estratégias de ensino e acompanhamento de forma remota com aulas não presenciais mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, com orientação dos professores.

Publicidade

Edilson Nunes disse que o intuito é garantir os direitos de aprendizagens dos alunos.“Nesse momento reconhecemos que nossos estudantes estão em casa, aflitos, ansiosos, com grandes dúvidas de como será o ano letivo de 2020, portanto, a SEME juntamente com sua equipe elaborou o Plano de Ações baseadas nas recomendações CNE, com o objetivo de resgatar esse espírito da rotina do estudante e que assegure os direitos de aprendizagens dos alunos”.

O secretário destacou também que o material impresso será produzido considerando as dificuldades de acesso à internet que alguns alunos e escolas enfrentam. “A Secretaria de Educação reconhece as dificuldades de acesso à internet que alguns alunos e escolas enfrentam na cidade e interior, e é com esse objetivo que as escolas produzirão um material com o seu roteiro de estudo que será distribuído aos alunos que não têm acesso à internet para que nenhum aluno fique desassistido. Para esses estudantes trabalhamos formas de que possa chegar a eles o material pedagógico”.

Ainda segundo ele, todas as metodologias adotadas são baseadas nas recomendações do Conselho Nacional de Educação – CNE, as escolas já elaboraram os seus Planos de Ações citando as estratégias que serão utilizadas e acompanhadas pela a equipe da SEME.

Conforme o decreto, as aulas presenciais seguem suspensas até 31 de julho de 2020.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS