Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí instala Prontuário Eletrônico do Cidadão e inicia informatização das Unidades de Saúde

Publicado

em

Visando garantir mais agilidade nos atendimentos, integrando as informações para  levar mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC),  nas unidades de saúde do município.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo MS que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

Uma solenidade, realizada nesta segunda-feira, 12 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, marcou o início a implantação do sistema de  informatização. O evento reuniu profissionais da pasta e autoridades municipais.

Na oportunidade, foi entregue kits de informática para a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS Atenção Básica, além de notebooks, computadores de mesa e impressoras. O processo de estruturação das unidades, instalação dos equipamentos entregues e implementação da informatização visa levar mais conforto aos usuários.

Publicidade

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, explicou que a informatização nas unidade de saúdes,  traz benefícios importantes como acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde. “A implantação da PEC traz benefícios, tanto para os gestores, profissionais de saúde e cidadãos”, completou.

“Temos trabalhado incansavelmente para melhorar dia após dia a qualidade de vida de todos os jacobinenses, e com a implantação do PEC, a Atenção Primária do município dá um grande salto de qualidade com o início da informatização nas UBSs, o que beneficiará usuários na otimização do tempo de espera,  possibilita um atendimento mais eficaz em nossa gestão de saúde”, pontou GD.

O secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, disse que a pasta tem investido cada vez mais para melhorar a qualidade do serviço em prol da população.  “Essa ferramenta chega para contribuir com as necessidades de acesso junto às unidades de saúdes e seus profissionais para que os mesmos possam acessar diretamente o sistema e realizar o atendimento dos usuários”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento, a primeira dama Verônica Oliveira, a Vera,  o vereador e presidente da Câmara Francisco de Assis Sousa  e a secretária de educação, Edilene Paula, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS