Connect with us

Jaicós

Ação “Dia D Bora Votar” presta auxílio na emissão e regularização do Título de Eleitor em Jaicós

Publicado

em

O “Dia D #BORAVOTAR?”, ação realizada através da Comissão de Direito Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção de Picos, chegou ao município de Jaicós nesta segunda-feira (02).

A iniciativa tem o intuito de auxiliar na emissão, regularização e transferência do Título de Eleitor, com foco especial nos jovens que ainda não possuem o documento.

A ação chega como uma forma de apoio aos municípios, considerando que o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro, se encerra na quarta (04).

Na cidade de Jaicós, que foi a quinta a receber a ação, os atendimentos aconteceram na Câmara Municipal, realizados pelos advogados Diego Otávio de Carvalho, Salatiel Barbosa de Sousa e Yanka Almeida.

Das 09 às 12:30, foram realizados diversos atendimentos, entre emissão do título, transferência de domicílio eleitoral e de local de votação. Pessoas da sede do município e também da zona rural foram contempladas na ação.

Domingas Martina da Costa, moradora da localidade Pau do Inxuí, levou o filho, Lucas Costa, de 16 anos, para emitir o título. Para ela, a ação facilitou o processo para que o filho estivesse apto a votar.

“Acho uma ação importante, porque a gente tem que votar, é um dever nosso. Mas se não tivesse isso aqui seria mais difícil para gente. Nós ia lá pra Serra, porque eu não sabia que eles tiravam o título aqui, mas Deus abençoou e uma pessoa me informou que estava tirando na Câmara. Foi uma coisa muito boa pra mim e meu filho, graças a Deus”.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o Dr. Diego Otávio de Carvalho, disse que a ação foi inovadora. “Essa ação foi organizada pela Comissão da Subseção de Picos, que já é intitulada para a área eleitoral. Salvo engano, nunca vi uma iniciativa da OAB nesse sentido, então foi algo inovador. A presidente Mayara Martins teve a iniciativa de efetuar a organização desse fato e creio que foi uma ideia que veio de encontro à grande abstenção registrada nos últimos anos de eleição”.

O advogado destacou que faz parte dos objetivos da OAB o desenvolvimento de ações com atendimento ao povo. “A OAB tem o intuito de atendimento ao povo, ela é intitulada ‘a casa do povo”. Então, há ações como roda de conversa para discutir temas, sempre ações com envolvimento do povo. Todas as comissões praticam atos sociais, durante a pandemia houve uma restrição e não foi possível realizar todas as ações de costume, mas foi possível organizar o “Dia D #BORAVOTAR?”, que é uma ação central da Comissão Eleitoral, que tem a ver com a essência da comissão”.

Ele também falou que a ação foi positiva. “Tivemos um número de atendimentos razoável, eu não esperava que tivesse essa quantidade de pessoas, considerando que foi a última cidade atendida e que já está quase no fim do prazo, que é o dia 4. Mas no geral a ação foi positiva, principalmente em Picos, onde houve uma grande divulgação e foi realizado o ato em dois dias devido a grande repercussão”.

Publicidade

Dr. Diego Otávio ainda ressaltou que a iniciativa colabora para desafogar o atendimento nos órgãos eleitorais. “Acredito eu que o atendimento da OAB tem uma maior abertura para o povo do que o próprio órgão eleitoral, porque o órgão não faz apenas isso, então têm-se que se reservar um tempo para tirar o título. Então, quando a OAB assume esse papel de auxiliar ela está desafogando o trabalho do TRE e possibilita que eles atuam nas demais áreas”.

Além de Jaicós, também receberam a ação as cidades de Picos, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, e Geminiano.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS