Connect with us

DESTAQUES

Com grande participação, Conferência Municipal de Educação é realizada em Jaicós

Publicado

em

Com tema,  “A consolidação  do SNE  e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas  para a garantia do direto a educação de qualidade para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública gratuita e laica”, a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira, 16, a Conferência Municipal de Educação.

A Conferência tem por objetivo geral consolida a estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores do município no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos-CCI, e contou a participação de aproximadamente 230 pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade civil.

A abertura do evento foi realizada pela secretária de Educação, Sônia Ribeiro, que falou sobre importância de Conferência.  “Nessa Conferência de Educação vamos  monitorar e avaliar as políticas públicas sociais do nosso município. É um momento de grande importância, onde vamos conferir os dados e passar o dia debatendo aquilo que precisamos mudar para que a nossa educação cresça. Vamos fazer uma avaliação de onde avançamos e onde paramos para que assim possamos mudar. Todos terão direito a falar, pois é um momento de discutirmos. É um momento de fundamental importância, principalmente para nós professores, que fazemos a educação do nosso município. Sem a nossa contribuição, nossa participação e compromisso é difícil que consigamos realizar um bom trabalho e termos realmente uma boa educação no nosso município”, destacou Sônia.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, disse que a Conferência é um momento onde será apresentado dados e também onde irão colher informações que possam orientar a gestão para futuro. “Nós queremos uma educação melhor para os nossos filhos, netos, para a geração futura de Jaicós e do país. E Jaicós não pode ficar atrás, não pode ser a terra do “já teve”. Jaicós tem, pode, é capaz e vai conseguir. Jaicós tem os melhores professores na rede de ensino. Então essa conferência vai servir para avaliarmos e melhorar aquilo que precisa”, afirmou.

Publicidade

O gestor se comprometeu a continuar a trabalhar e desenvolver a Educação, quando, também citou a melhorias que foram  implantadas pela sua gestão este ano.

“No que depender da nossa gestão, até o término do nosso mandato, vamos investir, na medida do possível, naquilo que for necessário para que as coisas melhorem a cada dia. Aqui no CCI podem  ver que fizemos uma reforma para que o evento pudesse acontecer aqui hoje; estamos forrando as Escolas Francisco Crisanto, Padre David, Creche Tia Lourdinha, Creche O Bolinha e a escola da Lagoa do Sabino, todas serão forradas e climatizadas; já entregamos os kits de cozinha das escolas Líria Alencar e Padre David; Colocamos centrais de ar nas escolas Líria Alencar, Padre David, Francisco Crisanto, Clara Maria de Jesus (povoado Croazal), Damásio Eugênio de Sousa (povoado Esquisito) e Creches O Bolinha e Tia Lourdinha, do total de 46 centrais já colocamos 43; dos 1870 kits já recebemos uma parte e em poucos dias a empresa vai entregar também brinquedos para as creches municipais, em poucos dias receberemos a outra van. Então, o investimento que estamos fazendo na educação é grande,  e é um trabalho que está sendo desenvolvido com amor,  com um olhar especial para Jaicós”.

Após a apresentação de danças do grupo Icós , do Ponto de Cultura foi realizado  a leitura e aprovação do Regimento Interno.

O professor Antônio Silva, ministrou a palestra magna, onde explanou sobre a a temática da Conferência. “Vamos falar de uma temática que é muito importante, mas também contextualizar um pouco sobre o processo de construção para entender como chegamos aqui, pois o O PME é um resultado de muitas lutas. Estamos aqui hoje para fechar um ciclo de avaliação e monitoramento de como estão as metas do município de Jaicós. Elaborar o plano foi difícil, mas colocar em prática é um desafio maior ainda. Outro desafio é tornar ele democrático, acessível e estimular a leitura”, disse.

O conferencista, ainda frisou que o ´PME vem para respeitar e permitir que os alunos tenham o direito de aprender. “O Plano Municipal é feito para que entendamos a necessidade dos alunos. Os alunos são o objeto maior do plano, todas as ações, tomadas de decisões, estratégias e estudos tem que ser pensado no aluno. E para o aluno aprender ele precisa ter acesso a escola, ter um professor qualificado, motivado e valorizado. E a valorização profissional é um tripé, é salário, formação e condição de trabalho e aqui vocês estão de parabéns porque a grande maioria dos municípios hoje não consegue investir na melhoria da condição de trabalho e nem em formação continuada”, concluiu.

Publicidade

Em seguida, os grupos de trabalho discutiram sobre a metas do PME, a partir dos quais, cada grupo contribuiu para a elaboração de estratégias com o objetivo de auxiliar na melhoria das políticas da educação.  As propostas foram apresentadas na plenária final, quando foram aprovadas.

Ao final, também foram eleitos os delegados, que irão participar do encontro intermunicipal que vai acontecer em Picos no dia 13 de abril. Foram Eleitos como delegados, representando a educação superior, Micaele Teixeira, pai de aluno Joseano Lima, estudante Kainay Coutinho, professor Luiz Gonzaga, professor de educação superior, Genival Santos, Conselho Municipal de Educação, Joseja Maria Neta, secretária de Educação, Sônia Ribeiro, gestor de escola privada, Rosângela Silveira, gestão da educação superior, Rosenilda Teixeira e gestor estadual, Joseja Genin Veloso.

Participaram do evento, os secretários municipais de Educação, Sónia Ribeiro,  de Saúde, Omaciana Franco, de Administração,  Audeli Coutinho, de Obras, Osmildo Oliveira, o controlador, Osmilvan Oliveira, presidente da Câmara Jessé Gonçalo, os vereadores Francisca Rodrigues, João Bosco, o Bosquinho, Josete Alves, a Pretinha, o Chefe de Gabinete, Deusmar Costa, presidente do SINTE,  Maria Fatanildes,  coordenadores diretores e professores na rede municipal, representantes do Conselho Tutelar,  Conselho Municipal de Educação e pessoas em geral.

Veja fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS