Connect with us

Jaicós

Desfile Cívico Estudantil comemora o Dia da Independência em Jaicós; veja fotos

Publicado

em

Centenas de alunos de escolas públicas e particulares participaram na tarde do último sábado (5), na centenária cidade de Jaicós, do Desfile Cívico Estudantil comemorativo aos 193 anos de Independência do Brasil. O ato teve início na Avenida Engenheiro Ribeiro, próximo à sede do Poder Executivo Municipal, percorreu ruas do Centro, encerrando com uma grande concentração em frente à Igreja Matriz.

Da rede pública municipal de ensino participaram as escolas Francisco Crisanto de Sousa, Líria Maria da Cruz Alencar e Padre David Ângelo Leal, da sede do município, e da zona rural, as escolas Manoel Barbosa (de Várzea Queimada), Joaquim Francisco de Paiva (de Lagoa do Sabino) e Damásio Eugênio de Sousa (de Esquisito). Também participaram as escolas privadas, Escolinha Pequeno Polegar e Instituto Kairós.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Cada escola abordou temas específicos no desfile. A Escolinha Pequeno Polegar, que há vários anos mantém vivas as comemorações do 7 de setembro, destacou dentre outros a importância da família no processo educacional. Os pais desfilaram juntos com os filhos.

A Escola Municipal Damásio Eugênio de Sousa, do povoado Esquisito, destacou as riquezas econômicas da comunidade, de Jaicós e do Piauí, como a cajucultura, avicultura, apicultura e ovino caprinocultura.

Publicidade

A Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa desfilou como tema “Diversidade cultural, a riqueza de um país da história de sua gente!”. Um dos focos foi o esporte, em diversas modalidades, e os benefícios da atividade física.

Vestidos de branco, os alunos e professores do Instituto Kairós fizeram um pedido de paz.

Para a secretária municipal de Educação, Dalva Feitosa, o 7 de setembro é uma das datas mais importantes do País. “É a data em que comemoramos a independência do Brasil, um dos fatos mais importantes da nossa história. E reconhecendo isso, a Secretaria de Educação resolveu envolver as escolas no desfile cívico, com o objetivo de despertar nas crianças e jovens o amor pela pátria. São valores que estavam sendo esquecidos e nós estamos resgatando desde o ano passado”, disse.

Segundo a gestora, o objetivo foi alcançado. Além dos alunos, o desfile envolveu a comunidade em geral, pois um grande número de pessoas acompanhou todo o percurso.

Dia da Independência
Em 7 de setembro de 1822, o então príncipe regente do Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), fez uma declaração oficial de independência de Portugal, afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Neste dia ocorreu o chamado Grito do Ipiranga, às margens do riacho Ipiranga, quando D. Pedro bradou perante a sua comitiva: ‘Independência ou Morte!’.

Publicidade

Mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS