Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós promove Baladão do SAEPI e prepara alunos para avaliação

Publicado

em

Em uma iniciativa diferente, com o intuito de preparar, motivar e auxiliar os estudantes que participarão do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, foi promovido no município de Jaicós, o “Baladão SAEPI”.

A ação, realizada pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, por meio do Projeto SAEPI, promoveu de forma dinâmica e interativa, uma revisão dos descritores da Matemática e Língua Portuguesa.

O aulão foi conduzido pelo professor especialista Frâncio Charlidon Sobreira, e contou com a participação de coordenadores, professores e diretores que integram a equipe da educação no município.

No Baladão, os alunos se divertiram cantando e explorando todo o universo interpretativo das músicas. Regada de muita criatividade, a programação também contou com brincadeiras e provas, onde os alunos respondiam às questões apresentadas pelo professor.

Suelen Grazielly Alves, da Escola Municipal Damásio Eugênio de Sousa, no povoado Esquisito, esteve entre os alunos participantes da ação. Ela foi a ganhadora de uma das provas realizadas durante o Baladão e falou com alegria sobre o aulão.

“Estou achando muito legal e divertido, estou aprendendo. Fiquei feliz por ter ganhado a prova e me achei um pessoa que tem muito potencial, não imaginava, acertei todas as perguntas. Acho que estou preparada para a prova SAEPI, mas preciso aprender mais também, e essa aula está ajudando muito. Estou feliz, ainda ganhei prêmio” disse.

A coordenadora Rosângela Santana, destacou o intuito da ação. “O objetivo é trabalhar os descritores, desenvolver nas crianças habilidades e competências, um incentivo para eles aprenderem mesmo e estarem fazendo uma boa avaliação SAEPI. Está sendo positivo, pois mesmo que tenha aqui um número significativo de crianças, é uma atividade prazerosa, pois envolve música, brincadeira. Quando se traz a ludicidade, dinamismo, para uma atividade de aprendizagem, se torna mais significativo e o aluno aprende até mais do que a gente imagina”.

Segundo Rosângela, no período da manhã, cerca de 176 alunos participaram do Baladão. Nesta tarde, o aulão acontece com os estudantes do 9º ano. Já para os alunos do 2º ano, a atividade acontecerá nas próprias escolas, no dia 24.

Ela explicou que o Baladão integra as ações do Projeto SAEPI, que está em desenvolvimento no município. “O projeto está sendo desenvolvido há alguns dias. O professor Frâncio deu a formação para os professores e hoje ele veio para ver o que foi trabalhado. A sugestão de trabalhar esses autores já havia sido dada, já foram aplicados simulados, feita uma análise dos mesmos e o que a gente espera é que tenha um resultado significativo. A gente busca oferecer um ensino de qualidade, e com isso que tenha o fruto de um bom resultado nessas avaliações externas” disse.

O coordenador do projeto, professor especialista Frâncio Charlidon Sobreira, que trabalha com formação de professores desde 2017, disse que atua com o projeto SAEPI em cerca de 16 cidades, e que o mesmo tem gerado resultados positivos.

“Algumas cidades eu venho acompanhando desde 2017 e essas vem tendo bons resultados nas avaliações externas. Resultados expressivos a gente teve com a SAEPI de 2021, em Padre Marcos, Jacobina, Acauã, Patos e outras. O intuito é trabalhar as avaliações externas, compartilhar conhecimentos. E sempre que entramos em uma formação, saímos melhores como profissional” explicou.

Em Jaicós, o projeto acontece pela primeira vez, visando auxiliar os alunos no desempenho nas avaliações externas e melhorar os índices da educação. “Em Jaicós atuamos pela primeira vez. Vim há um mês atrás apresentar um projeto de intervenção para melhorar os resultados do município, já com uma proposta para trabalharmos para o próximo ano. Estamos desenvolvendo algumas ações já visando 2023, onde os alunos farão duas avaliações externas, SAEPI e SAEB. As ações agora são para conhecer a rede, diagnosticar os alunos e os conhecimentos prévios deles, e auxiliar na SAEPI que eles farão já na próxima semana, mostrando para eles que não é algo que não consigam desenvolver, que eles tem o conhecimento e que precisamos apenas ter um foco maior no resultado. E esse é o objetivo, focar no resultado, para que possamos cada vez melhorar o ensino aprendizado do município”.

Sobre o Baladão, Frâncio Charlidon disse que o intuito é motivar os alunos. “Resolvemos fazer o Baladão para conscientizar as crianças da importância da prova, e as famílias da importância dos resultados para a melhoria da qualidade na educação, e também para apresentar algumas questões para eles entenderem que não é difícil, eles são capazes e estão motivados, preparados. Estamos satisfeitos com o desenvolvimento, os alunos estão concentrados, participando e acredito que nosso objetivo está sendo concluído com êxito. Precisamos da participação dos alunos e acredito que com esse evento, quem vai sair daqui, vai sair motivado para trazer mais um”.

Publicidade

Ele também agradeceu ao município e toda equipe envolvida no projeto. “Só agradecer ao prefeito municipal por proporcionar essa oportunidade, ao secretário de Educação, que abriu as portas do município e toda equipe que está engajada, desde os gestores, aos coordenadores, professores, diretores, e os alunos e as famílias que estão se motivando e confiando no nosso trabalho. Com certeza vamos fazer um bom trabalho e Jaicós vai voltar a ser destaque a nível de Piauí, que é onde a cidade merece estar”.

Prova SAEPI

Alunos do 2º, 5º e 9º ano farão a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), totalizando mais de 500 estudantes. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de outubro, nas três escolas da sede do município e em algumas da zona rural.

O objetivo da avaliação é produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e dando subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.

O Saepi 2022.2 compreenderá a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo 245.103 estudantes das redes estadual e municipal no estado.


Facebook

MAIS ACESSADAS