Connect with us

Jaicós

Festejo gera renda e aquece o comércio em Jaicós

Publicado

em

No mês de setembro a cidade de Jaicós se transforma e passa a ter dias mais intensos e movimentados. A mudança na rotina se da devido ao tradicional festejo, que une a programação religiosa e também outros eventos culturais e festivos promovidos no município.

A movimentação em torno das datas festivas inicia cedo, antes mesmo do mês de setembro, mas o período de maior agitação na “Terra do Galo”, acontece a partir do dia 15 de setembro, com destaque para os dias 22, 23 e 24.

Um dos benefícios do festejo, que atrai também diversos visitantes para a cidade, é o incremento na economia. O período contribui para a geração de renda e aquece o comércio em Jaicós.

O portal Cidades Na Net conversou com alguns empresários de Jaicós, que falaram sobre o trabalho durante o período do festejo.

Keyla Kaenia Moreira Reis, proprietária do Studio Keyla e da loja Vixe Maria Store, foi uma das entrevistadas. Ela tem o salão desde os 17 anos de idade. A cabeleireira explicou que antes mesmo do mês tradicional do festejo, a demanda já começa a aumentar.

“O mês de setembro aumenta muito o movimento. Eu trabalho com cabelo para o mês do festejo não só em setembro. Começa a encher muito desde julho, até porque tem as químicas, que precisa do tempo. Então aumenta muito o movimento, diria que numa média de 80%. E esse ano no salão foi bem melhor, creio que devido os cursos que eu fiz, a mulherada também gosta muito dessas dancinhas que a gente faz (risos)”.

Para atender a toda a clientela, o tempo de trabalho é dobrado. “A gente amplia o horário. Geralmente nesse período de julho até setembro eu trabalho em média 16 horas por dia. Nesse mês o serviço que eu mais faço é mechas, coloração, pois o pessoal quer muito mudar o visual e ter o cabelo saudável. Trabalho mais por horário agendado. Não falta, tem sempre serviço aqui e a gente vai se organizando e consegue atender todo mundo. São três pessoas atendendo, às vezes quatro com a manicure” finalizou.

Tadeu Manoel da Costa, o “Tadeu da Barraca”, é proprietário de um dos estabelecimentos mais movimentados da cidade, no segmento de bares, com o qual ele trabalha há 17 anos. A barraca fica localizada na principal avenida do município.

Publicidade

Ao Cidades Na Net, ele falou que no mês do festejo, o fluxo de trabalho muda totalmente. “Em setembro aumenta o fluxo de clientes, o trabalho, transforma 100% o dia a dia da gente. Entrou o mês de setembro já muda tudo, e até o dia 25, 26, continua o clima de festejo, com um movimento bem diferente do que era antes. As vendas triplicam. No último domingo, vendi bem. Estou sentindo que as vendas ainda estão abaixo que os outros anos, mas a previsão é que nessa semana, os dias principais, o fluxo seja bem grande”.

Segundo Tadeu, o bar abre às 15 horas e não tem horário pra encerrar. “Horário pra fechar não pode prever. Enquanto tiver gente na rua tá aberto. Costumo ficar até 4 horas da manhã, e nos finais de semana com certeza amanhece o dia, até 6 horas”

Felícia Coelho Fontes, é proprietária do Armarinho Ridugean, que já atende Jaicós há mais de 26 anos. Segundo ela, os períodos de festividades aquecem o comércio.

“Estamos agora no festejo, um período em que todos os comerciantes se preparam, ficam bem animados pra vender. Em cidade pequena o movimento é pequeno também, então é nesses períodos de festejo, dia das mães, natal, que as vendas melhoram. Então, estamos bem animados com o festejo, está tendo uma boa movimentação”.

Ela disse que as vendas tem um aumento significativo. “Eu acredito que as vendas aumentam em cerca de 40%. É um período também que a gente faz um grande investimento, compra bastante, pra trazer novidades. Agora mesmo já pedi muita coisa até pro natal, pois a gente pede com três meses de antecedência, pra estar aqui no período” explicou.

Felícia ainda informou que para atender a demanda, a loja ampliou o horário de funcionamento aos sábados, que tem sido um dos dias mais movimentados na loja. Normalmente, o atendimento é até às 13 horas, mas foi ampliado para as 18 h.

É evidente, também, o significativo incremento nas vendas de barraqueiros, feirantes, vendedores ambulantes em geral, dentre outros pequenos comerciantes de produtos diversos.

Publicidade

Vários vendedores estão instalados nos dois pontos de maior fluxo na cidade, que são a avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves e no Centro, nos arredores da Igreja Matriz.

Maria Antônia também é beneficiada durante o período do festejo. Ela há mais de 6 anos monta barraca para a venda de bebidas e trabalha com a ajuda da família.

Em entrevista ela disse que setembro traz uma renda extra, mas falou também das dificuldades. “Eu faço porque eu gosto de trabalhar, não gosto de depender de ninguém, mas a renda não é muita. A gente trabalha pra caramba, perde a noite de sono, traz criança e fica todo mundo aqui ‘embolado’, então a gente ganha pouco pra isso. Até segunda-feira vou ficar passando o dia todo aqui. A gente cozinha, faz tudo aqui, só vai em casa tomar banho e volta. Mas ajuda bastante, é uma renda que nos outros meses a gente não tem. E todo tanto que a gente fizer já serve. Hoje já quero começar a vender”.

Para o trabalho, Maria precisa de investimento e coragem. “A gente pega a bebida e quando termina o festejo presta conta. Se a gente tivesse o dinheiro pra pegar pra gente mesmo era melhor, né, mas não tem. E aqui é tudo alugado, mesa, cadeira, freezer, e é tudo caro. Antigamente quando a gente pegava a bebida eles davam o freezer e as cadeiras, mas hoje é tudo alugado. E tive que comprar fio de novo pra fazer a ligação de energia, porque ano passado roubaram. Mas é assim mesmo, quem quer tem que ir a luta de qualquer jeito. Os melhores dias pra vender são 22 e 23. Nos primeiros dias é mais fraco, vende, mas é pouco. Mas creio que Deus abençoa que vai melhorar daqui pra lá” concluiu.

O festejo de Jaicós gera renda não só para os munícipes, mas também para as pessoas que vem ao município para trabalhar durante o mês de setembro. Parque de diversão, bancas de roupas e calçados, barracas de lanches, entre outros, são montados na cidade.

A senhora Paulina, que é da cidade de Picos, está em Jaicós desde o dia 16. É a segunda vez que ela vem trabalhar no festejo da padroeira. Ela trabalha junto com o marido, vendendo doce, água mineral e sorvete.

“Trabalhamos com venda há muito tempo, de festejo em festejo, mas a gente é mesmo é lavrador da roça. O festejo aqui é ótimo. Inicio o trabalho a tarde e vou até a hora que a missa acabar. No dia da feira eu abri o dia todinho. Ano passado aqui foi bom e espero que esse ano seja também. Aqui é uma cidade boa, tranquila, não tenho nada que dizer. A gente dorme aqui mesmo na praça, de rede e graças a Deus ‘nunca vi nada’” disse ela.


Facebook

MAIS ACESSADAS