Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Coordenadora Rakel Monteiro e Assessor Técnico Kainã Mendes participam de oficina do curso Aedes na Mira, em Recife

Publicado

em

O trabalho desenvolvido por profissionais da área da saúde no município de Jaicós vem ultrapassando barreiras e ganhando cada vez mais reconhecimento. Um das conquistas tem sido a participação do município no projeto nacional Aedes na Mira.

No mais recente encontro promovido através do projeto, que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, em Recife-PE, a Secretaria de Saúde de Jaicós foi representada pela coordenadora de Programação do Sistema, Rakel Monteiro e o Assessor Técnico, Kainã Mendes. De todo o Piauí, além de Jaicós, que representou o interior do estado, apenas Teresina também participou.

A enfermeira Rakel Monteiro é tutora de ensino do projeto Aedes na Mira e Kainã Mendes é autor do projeto de intervenção “A importância da notificação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) para planejamento de ações em saúde”, que está entre os trabalhos de destaque no curso.

O evento realizado em Recife foi a Oficina de Implementação de Projetos de Intervenção do Aedes na Mira, que reuniu 187 profissionais do SUS, tutores e gestores da região Nordeste. O primeiro grupo contou com a participação de alunos do Piauí, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Kainã Mendes disse que na oficina foi possível ajustar o projeto, que está na fase de elaboração para ser aplicado em Jaicós, à realidade do município. “O encontro do Projeto Aedes na Mira serviu para discutirmos com especialistas no assunto e alinharmos os ajustes de acordo com a nossa realidade. Vale destacar que o projeto tem a intenção de perpetuar no município ações de combate ao Aedes aegypti, tendo em vista a necessidade constante de aplicação de políticas públicas que promovam articulação intersetorial para o combate da doença” disse.

Publicidade

O enfermeiro destacou que o trabalho servirá também como uma orientação a futuros gestores. “Além disso, vai servir de orientação aos futuros gestores sobre as estratégias de combate e prevenção das arboviroses, em especial dengue, Zika e chicungunya, que serão utilizadas para promover qualidade de vida a população jaicoense. O projeto está sendo desenvolvido por mim e contará com o apoio de alguns profissionais da Secretaria de saúde de Jaicós, em especial os da vigilância em saúde e atenção básica. É válido reforçar que essa é a primeira iniciativa na história do município” falou.

As atividades propostas para os participantes da oficina discutiram desde a importância da intersetorialidade nos serviços de saúde, aos desafios para colocar em prática esse modelo de gestão multidisciplinar.

Além de exposições dialogadas com especialistas, as oficinas se desenvolveram em torno de metodologias ativas que fomentam o protagonismo dos participantes na busca conjunta de soluções para os desafios enfrentados em seus territórios a problemas reais que são comuns a muitos municípios brasileiros.


Matérias relacionada :

Coordenador da Atenção Básica de Jaicós participa de congresso em Brasília e apresenta projeto de intervenção

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS