Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | I Fórum do Selo Unicef debate propostas para garantia de direitos das crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Conselho Tutelar e o NUCA, realizou nesta sexta-feira (24) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017\2020.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e reuniu autoridades, representantes das secretarias municipais, do poder legislativo, escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, sociedade civil organizada, líderes sindicais, igrejas, entre outros.

O I Fórum Comunitário promoveu junto à sociedade a discussão de ações que fortaleçam políticas públicas, buscando alcançar importantes melhorias na qualidade de vida das crianças e dos Adolescentes.

Abrindo o evento, Arlete Dias, presidente do CMDCA, falou da importância do fórum. “Desde que o município de Jaicós aderiu ao Selo Unicef, estamos agindo sobre as prioridades e tentando aprimorar as ações das políticas públicas, visando a proteção integrada do público alvo, vinculada aos programas e ações já implementados em Jaicós. Este primeiro fórum é um momento de aprimoramento fazendo com que a população saiba sobre a importância desse prêmio, não pelo prêmio em si, mas pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Jaicós” disse ela.

O prefeito municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, conclamou a população a unir-se em um só propósito. “De coração, peço a uniu de todos com o objetivo maior, que é a conquista do Selo Unicef. Conseguindo esse título iremos garantir os direitos da criança e do adolescente da nossa cidade. Peço que tenha interação, união de todos, principalmente, as secretarias de Assistência, Saúde e Educação” disse.

Publicidade

O gestor ainda ressaltou que quem ganha são os adolescentes, e toda a cidade de Jaicós. “Que possamos conduzir esse trabalho com responsabilidade, atentos aos prazos, para que alcancemos mais essa conquista para nosso município. Vamos lutar juntos para conseguir o Selo, pois quem ganha são os jovens, adolescentes, os educadores, quem ganha é Jaicós. E que com esse objetivo possamos conseguir dias melhores para nossas crianças e adolescentes” falou.

Em seguida, alunos da Pré-escola Tia Lourdinha fizeram uma apresentação com o tema “A exemplo do curupira, devemos cuidar da natureza” e os pequenos da Pré-escola O Bolinha, com a temática “Folclore, lendas do Brasil”, apresentaram uma dança.

Logo após, Jasmira Leal, articuladora do Selo Unicef, apresentou a metodologia do fórum, o objetivo do Selo e a forma como os municípios são avaliados. A articuladora também apresentou a Linha de Base, que contém os 11 indicadores de impacto social que devem ser trabalhados.

As secretárias Karoline Menezes, de Assistência Social, Sônia Ribeiro, de Educação, e o enfermeiro Kainã Mendes, representando a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, falaram sobre os programas e ações desenvolvidos nos municípios.

Após as explanações, os participantes foram divididos em grupos para discutirem e elaborarem propostas sobre os 11 indicadores,  que são: Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil; Taxa de abandono do Ensino Fundamental;Percentual de crianças beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada na escola; Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade; Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 e 14 anos; Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado; Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil; Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental; Percentual de óbitos infantis investigados; Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19) e o Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE.

No período da tarde, representantes de cada grupo apresentaram as propostas elaboradas, entre elas, a reativação da sala de parto do Hospital Florisa Silva, elaboração de projetos visando mudanças nas reuniões entre família e escola, capacitação dos profissionais em educação e adequação de veículos para atender às crianças com deficiência, busca ativa das crianças acima do peso e reuniões para conscientizar as famílias e crianças sobre a alimentação saudável, conscientização sobre o perigo da gestação na adolescência e desenvolvimento de programa voltado à saúde sexual e reprodutiva.

Também foi realizada uma apresentação cultural. O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos participantes e em seguida foi servido um lanche.

Mais fotos: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS