Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Vereador Robim reivindica limpeza no açude Tiririca e manutenção no cemitério municipal

Publicado

em

O vereador Antonio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB), teve dois Requerimentos aprovados pela Câmara Municipal de Jaicós, em sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira (12), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira.

No primeiro, o vereador reivindicou a limpeza do açude Tiririca, principal reservatório do município de Jaicós. A petição foi direcionada ao Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Aslay de Araújo, Diretor Presidente da AGESPISA, Genival Brito de Carvalho, e a João Batista de Carvalho, chefe do escritório Local da AGESPISA.

Antônio Robert justificou que o açude está coberto de vegetação. “O açude Tiririca, principal reservatório de água e responsável pelo abastecimento de água de Jaicós, está tomado por uma vegetação aquática que se acumula no nível da água e se expande por quase toda a sua extensão. Nos últimos meses, as águas que vieram de outros reservatórios durante o aporte hídrico trouxeram para dentro açude pequenas vegetações, que com o passar dos dias, cresceram junto as que já existiam no Açude”.

O vereador destacou a preocupação da população com a qualidade da água. “Moradores veem com preocupação a situação na qual se encontra o Açude, pois alguns acreditam que essa grande quantidade de plantas invasoras possa causar algum tipo de problema às pessoas e animais que utilizam aquela água para consumo” disse.

Ele finalizou ressaltando a necessidade da análise da água e limpeza do açude. “Cabe às secretarias e órgãos competentes fazer as análises necessárias e consequentemente a limpeza de nosso açude, para que a população possa usufruir desse liquido precioso sem a preocupação de adquirir doenças relacionadas a essas plantas” falou.

Publicidade

Em outro requerimento, o vereador solicitou ao Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Luvercy Carvalho, a limpeza e manutenção do cemitério municipal.

Ele justificou que o cemitério está tomado por um matagal. “Quem visita o cemitério de nossa cidade se depara com o abandono, que se encontra, com o matagal imenso tomando conta das jazidas, juntando lixo e trazendo doenças para quem vai visitar seus entes queridos e também aos moradores circunvizinhos” falou.

Segundo o vereador, a situação causa um aspecto desagradável. “Todos que se utilizam deste espaço se deparam com um cemitério sem nenhuma manutenção periódica em todos os quesitos. É dever da Administração Municipal tomar as devidas providências, pois a falta de limpeza deixa um aspecto desagradável às pessoas que ali vão para visitar seus entes queridos” disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS