Connect with us

Jaicós

SAMU de Jaicós realiza panfletagem e orientações na feira livre em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Jaicós, realizou na manhã desta segunda (16), na feira livre da cidade, uma panfletagem e orientações referentes à campanha Outubro Rosa.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A coordenadora do SAMU, enfermeira Iandra Fontes, destacou a importância da ação. “A importância da panfletagem do SAMU é aproximar a instituição cada vez mais da população jaicoense, trazendo informações relevantes sobre o autocuidado para a população”.

Ela também informou que se for descoberto no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado, e que o medo e a desinformação são apontados como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.

O sintoma mais comum da doença é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Mas há tumores de consistência branda e bem definidos que também podem ser malignos. Por isso é fundamental consultar um profissional de saúde e realizar exames preventivos regularmente.


Facebook

MAIS ACESSADAS