Connect with us

Jaicós

SAMU realizará projeto “Jaicós vermelho” com alerta para importância da doação de sangue e cuidados no trânsito

Publicado

em

O Serviço Móvel de Urgência (SAMU), do município de Jaicós, realizará no dia 29 de junho, o evento “Jaicós Vermelho: uma cidade salvando vidas”, que tem o objetivo de conscientizar a população de Jaicós sobre a importância de observar as leis de trânsito, enfatizar sobre a fragilidade da vida e atentar para a necessidade da doação de sangue.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal De Jaicós, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Sest – Senat, Polícia Militar de Jaicós, Instituto Kairós, Polícia Rodoviária Federal e Senac.

Nesta terça-feira (19), foi realizada uma reunião com a equipe do SAMU e representantes de cada instituição apoiadora, durante a qual foram discutidas e apresentadas as atividades que serão desenvolvidas durante o projeto.

De acordo com a coordenadora do serviço, enfermeira Ludmila Barbosa, o evento faz alusão ao junho vermelho, que representa a doação de sangue. “O evento faz alusão ao junho vermelho. Este ano, na campanha que o Hemopi lançou,  a meta é de 16 bolsas e acendeu em nós o desejo de poder contribuir mais. Então, a gente tá recebendo o nome de candidatos para doação de sangue, pedimos que venham a base do SAMU deixar nome e telefone, que iremos agendar para na primeira semana de julho levar esse pessoal a Picos para doar lá, uma van será cedida pela secretaria de saúde” disse ela.

Ela ainda falou que na maioria dos casos de acidentes atendidos em Jaicós, ocorrem  óbitos, TCE grave ou fraturas, sendo necessário, nesses últimos dois casos citados, o sangue para atender as vítimas. “80% das ocorrências que a gente atende em jaicós, de Traumas, acidentes, infelizmente, temos óbito, TCE grave que evolui para óbito ou múltiplas fraturas, e uma cirurgia ortopédica leva em média 6 bolsas de sangue. Então, vimos como essa observação está sendo deixada um pouco de lado, por isso surgiu a necessidade de levantarmos a bandeira para essa campanha, mostrar a importância e fazer com que a doação de fato aconteça”explicou.

O evento, que será realizado, de 08 às 12, acontece na quadra Geraldo Matos Silveira, no Centro da cidade. O evento inicia com a apresentação do projeto SAMU Comunidade e Exposição das Escolas e logo em seguida, apresentação com a Companhia de Dança Icós.

Publicidade

A partir de 09 horas acontece o Cine Rodoviário (PRF), seguido de palestras e mesas redondas, dirigidas pelos profissionais do SEST_SENAT, com orientações sobre o trânsito e as consequências que a não observância das leis de transito acarretam ao indivíduo, suas famílias e a comunidade em geral.

Às 10:40, o comandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jaicós, capitão Lindomar Félix dos Santos, ministrará a palestra “A Imprudência no Trânsito como uma Forte Interruptora da Vida”. Logo após, o SAMU de Jaicós ofertará oficinas com demonstrações de técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (SBV), e em seguida, acontece o encerramento com a participação do mascote do SAMU.

Durante a programação, também estará sendo feito o cadastro das pessoas que se interessarem em serem doadores de sangue e arrecadação de limentos para doação a famílias carentes da cidade. “Pedimos que dia 29 as pessoas interessadas em doar sangue compareçam ao evento para que possamos estar pegando os dados. Esperamos que a vontade de doar acenda nas pessoas. Além disso, pedimos que todos levem 1kg de alimento, que serão doados” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS