Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós reforça combate ao mosquito da dengue e realiza “Dia D” de mobilização

Publicado

em

Anualmente, a Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Saúde, realizam ações voltadas a barrar a proliferação do Aedes Aegypti no município, com o intuito de combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Como parte desse trabalho, nesta terça-feira (12), a secretaria, através da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, realizou o “Dia D” de mobilização contra a dengue.

Reforçando a importância da colaboração de toda a sociedade no combate ao mosquito, o mutirão adotou o lema “Dengue, o problema é de todos e a solução também”, e reuniu profissionais, a gestora da saúde, Audeli Coutinho, o prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito, Weslly Bispo, o controlador do município, Wandym Lima e as coordenadoras da Vigilância sanitária, Lusimária de Moura Sousa e Vigilância Epidemiológica, Melissa Flávia.

A concentração aconteceu na Secretaria de Saúde, de onde os profissionais, divididos em equipes, saíram para percorrer os bairros da cidade, realizando um trabalho de prevenção e orientação.

Com o intuito de conscientizar a população jaicoense e também repassar orientações quanto aos cuidados que podem ser adotados para se evitar a reprodução do mosquito e proliferação de doenças transmitidas pelo mesmo, as equipes realizaram panfletagem nas residências.

A mobilização também contou com um trabalho de coleta de materiais como pneus velhos, copos, garrafas, que acumulam água parada e podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em entrevista, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária de Moura, a Mara, disse que o município tem atuado no combate ao mosquito. “O município sempre tem a preocupação de trabalhar no combate ao mosquito e hoje estamos fazendo essa ação, o “Dia D”, para fazer com que as pessoas também se conscientizem e nos ajudem nessa luta, que é de todos nós. Pedimos o apoio da população, pois com a proliferação do mosquito todos nós perdemos. A população adoece, o hospital e as unidades de saúde ficam lotadas, então a gente tem que reforçar a prevenção, para evitar que isso aconteça”.

Ela também destacou a importância da contribuição da população. “E no decorrer dessa campanha semanalmente os agentes de endemias estão indo às residências, conferindo as caixas d´agua, vasos. A Vigilância faz também o recolhimento de pneus nas borracharias e oficinas, já para ter essa prevenção e evitar a proliferação do mosquito e doenças. E a gente conta com a população para nos ajudar, limpando seus quintais. Que o povo não coloque lixo e entulho nas ruas, que os proprietários cuidem de seus terrenos e imóveis, para evitar que o mosquito se prolifere e cause danos a população”.

Um dos cuidados que está sendo alertado aos moradores, é com relação a limpeza em terrenos baldios. “Temos muita dificuldade com relação aos terrenos. Não é uma atribuição da prefeitura fazer essa limpeza, mas de cada proprietário. A gente recebe muitas denúncias sobre terrenos, a demanda na vigilância é enorme. A gente vai até o dono, mas é uma problemática, às vezes o proprietário até trata nossa equipe mal. Num terreno tem mato e ali sempre tem um copo ou algum material perdido que faz com que se encha de água nesse período chuvoso e ali fique a larva do mosquito da dengue. Por isso pedimos mais uma vez que os donos de terrenos nos ajudem”.

Mara ainda informou que as equipes de saúde também estão atuando com ações orientativas na zona rural.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Melissa Flávia, informou que não há casos confirmados de dengue ou outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti na cidade.

Publicidade

Segundo ela, Jaicós possui até o momento 12 notificações, sendo 8 para Dengue e 4 para Chikungunya. Destes, quatro apresentaram resultados negativos e oito seguem em investigação, aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

Melissa também explicou que está sendo realizada, no Hospital Florisa Silva, a coleta de amostras de sangue de pacientes suspeitos com arboviroses. Os atendimentos acontecem nas segundas e quartas pela manhã, no horário de 08 às 10 horas, sendo necessária a prescrição médica. As amostras são enviadas ao LACEN.


Facebook

MAIS ACESSADAS