Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós reforça prevenção ao câncer de mama e realiza ações da Campanha Outubro Rosa

Publicado

em

Neste mês de outubro, em que se enfatiza a importância da promoção à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, está reforçando as ações voltadas à prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

Como parte desses esforços, a pasta está desenvolvendo atividades referentes à campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha está sendo realizada com ações em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), tanto na sede, como na zona rural. Nesta terça-feira (24), a campanha foi iniciada pela UBS Maria de Jesus Almeida, no Centro da cidade, e José Francisco Batista, na localidade Tanque dos Batistas.

Na UBS da sede, a programação contou com uma palestra ministrada pela médica Dra. Paloma Lustosa, que abordou sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero. Entre outros pontos, ela falou sobre os sinais, a importância da prevenção e do autoexame.

Durante a ação também estavam sendo realizados os exames preventivos. Até às 11 horas da manhã, segundo informado pela enfermeira Mariane Farias, dez coletas já haviam sido realizadas.

A equipe da UBS é composta pela enfermeira Mariane Farias, médica Paloma Lustosa, Agentes de Saúde Marlon, Mercês, Amanda, Sebastião e Emanuelle e a servidora Márcia.

A UBS funciona no horário de 07 às 13 horas, de segunda a quinta-feira. Na segunda-feira, o atendimento tem demanda livre, às terças puericultura, vacinação e consulta médica; nas quartas, atendimento domiciliar e de enfermagem e consulta médica. Já nas quintas, atendimento de enfermagem e exame preventivo.

Publicidade

Na unidade da localidade Tanque dos Batistas, também foram repassadas importantes orientações às mulheres sobre a temática. Em ambas as UBSs também foi servido um delicioso café da manhã.

As ações da campanha serão realizadas em todas as demais UBSs. Nesta quarta (25), será a vez da unidade Amélia Crisanto (Policlínica).


Facebook

MAIS ACESSADAS