Connect with us

DESTAQUES

Secretária de Saúde de Jaicós fala sobre os primeiros 45 dias de trabalho e diz que município vai receber ambulância do SAMU

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 15, completaram 45 dias que o município de Jaicós, assim como demais municípios brasileiros, iniciaram a nova gestão – 2017/2020.  Apesar do pouco tempo, muitas administrações já conseguiram implementar melhorias na prestação dos serviços públicos à população. Em entrevista ao portal Cidades Na Net, a secretária de Saúde de Jaicós, Omaciana Franco, falou sobre as ações realizadas no setor, neste período.

A gestora avaliou como  produtivo os primeiros 45 dias de trabalho à frente da pasta, no município. Segundo ela, foi um período mais voltado  para  a reorganização da casa. “Quando iniciamos nossas atividades encontramos tudo muito desarticulado. Faltava tudo, desde aparelho de pressão ao esparadrapo. Então fomos providenciar tudo, para que na primeira semana tivéssemos pelo menos o funcionamento básico”, disse.

Na parte de atendimento à população, Omaciana  relatou que  nesses 45 dias de  atividades reorganizou parcialmente os atendimentos. “Já estamos com atendimento ambulatorial, médicos todos os dias,  nove equipes de PSF todas com médico. O município hoje dispõe de uma  equipe médica  com  quatro profissionais cubanos, os concursados e mais dois que foram contratados. Na Secretaria de Saúde está sendo realizado exames de orelhinha, linguinha e teste do pezinho, e as  equipes do NASF e do CAPS estão realizando as atividades. O  PSF está atendendo com  psicóloga, educador físico, assistente social, nutricionista, além de uma doutora que faz acompanhamento de psicanálise”, disse, salientando que  alguns postos de saúde ainda estão parados por conta de problemas técnicos  e falta de equipamentos, mas, aos poucos  tudo estará  funcionando dentro da  normalidade.

Dentre as ações estruturais desenvolvidas, a gestora destacou o trabalho de reestruturação e implementação da Secretaria de Saúde. “As equipes estão se articulando para avaliação o PMAC; a casa de apoio em Teresina está funcionando, estamos fazendo todo o acompanhamento de deslocamento de pessoal e estamos buscando melhorar para atender um número maior de pessoas. Recentemente fomos a  Teresina e conseguimos uma ambulância para o SAMU. A documentação  está toda pronta e estamos só aguardando a ambulância ser liberada. Essa é uma grande conquista, pois vai  reforçar o atendimento de urgência e emergência, tanto na demanda do município de Jaicós, como dos municípios vizinhos, como Massapê, Belém, Patos, Campo Grande”, afirmou Omaciana.

Sobre perceptivas de ações futuras, a secretária de Saúde disse que  está trabalhando dentro do  Plano de Pactuação Integrada –PPI,  visualizando o  que pode ser melhorado. “Pretendemos  reorganizar  todos os locais  de atendimento,  buscar mais profissionais especialistas, como oftalmologista, cardiologista,  melhorar e potencializar  o atendimento do SUS no município. A Secretaria tem todo um amparo do prefeito Neném de Edite, e que acredita que assim vão conseguir  alcançar as metas previstas”, disse.

Publicidade

Hospital Florisa Silva

Ações do Hospital Florisa Silva

Segundo a Omarciana, o  Hospital Florisa Silva também tem passado por melhorias importantes. A unidade de saúde dispõe de atendimento ginecológico e plantonistas atendendo todos os dias. Ela destacou a parceria com diretor do hospital, Dr. Zé Maria.

“Estamos tentando conseguir a reabertura do Centro Cirúrgico. Essa é uma das metas. Além disso, conseguimos o pagamento de dois meses do salário dos funcionários, que estavam há mais de quatro meses sem receber.  Também estamos correndo atrás de outras melhorias, focando o interesse coletivo. O que queremos é que as coisas funcionem efetivamente, para que a saúde chegue para todos”, enfatizou.

Omarciana  encerrou pedido paciência à população. “Quero  pedir ao povo de Jaicós e da região que  se serve dos serviços públicos da saúde para terem um pouco de paciência. Nem sempre quando a pessoa vem procurar os serviços podemos resolver de imediato, mas, ao longo do tempo as coisas vão se resolvendo. E acredito que ao passar dos meses, anos e ao término deste mandato, teremos deixado algo de  bom para Jaicós. É essa minha intenção e acho que é a intenção de todos  que fazem a administração, uma vontade de todos fazer Jaicós acontecer, de fazer uma saúde melhor, de fazer com que as pessoas se sintam melhor. Vamos trabalhar sempre buscando melhorar. Aqui na Saúde estou procurando gerenciar o diferente, fazer com que a saúde mude, e que haja  respectivamente essa mudança em Jaicós”, concluiu.

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS