Connect with us

Massapê do Piauí

Após um ano de pandemia, Massapê é um dos municípios sem óbitos por Covid no Piauí

Publicado

em

O Brasil completou um ano de pandemia causada pelo coronavírus. O primeiro caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro de 2020.

No Brasil, segundo o Ministério, o primeiro óbito aconteceu no dia 12 de março. Cinco meses depois, em 08 de agosto, o Brasil já alcançava 100 mil mortes e 3 milhões de casos confirmados. Hoje, já são 298.676 vidas perdidas em todo o País por complicações causadas pela Covid-19. Somente no Piauí foram registrados 3.870 óbitos.

O Estado registra uma crescente no número de casos. Os números são alarmantes. Nas últimas 24 horas, o Piauí registrou 1.651 novos casos e total de 19 óbitos devido a doença, segundo os dados atualizados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dos 224 municípios do Piauí, apenas 07 não registraram mortes por Covid-19. Um desses municípios é Massapê do Piauí, situado no interior do Estado, na região de Picos, distante cerca de 384 km da capital.

 

Publicidade

Lá, pandemia está controlada. Para tanto, uma série de medidas foram adotadas. O município está seguindo o que determina o Decreto Estadual e, também, adotou algumas medidas restritivas próprias, como a proibição do acesso aos rios e barragens para banho e outras atividades de turismo e lazer, como forma de evitar a aglomeração de pessoas, reduzindo assim a circulação do vírus e a possiblidade de contágio da doença.

Conforme o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, existem apenas 04 casos ativos de Covid-19, e todos os pacientes estão realizando tratamento em isolamento domiciliar.

Além das medidas restritivas temporárias, segundo destacou a secretária de Saúde do município, Maria Lúcia, atualmente, as principais medidas tem sido o rastreio ao vírus, com o aumento do número de testagem, com o objetivo de identificar algum caso da doença, bem como a campanha de imunização da população, conforme o Plano Vacinal do Ministério da Saúde.

A campanha iniciou com a imunização dos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Agora estão sendo vacinados os idosos, por faixa etária. Essa semana, equipes estão imunizando a população com idade entre 70 e 79 anos. Nessa fase serão imunizados 364 idosos.

Publicidade

A vacinação da população avança conforme a chegada de novas doses de vacina. Conforme o Vacinômetro, que traz os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, Massapê do Piauí já recebeu 503 doses de vacina e já aplicou 415 doses.

Maria Lúcia explica que uma força tarefa tem sido realizada para vacinar a população. Na vacinação dos idosos com idade acima de 90 anos, acamados ou que tem uma maior dificuldade de locomoção, profissionais de Saúde estão indo até as residências realizar a aplicação. Essa semana, a vacinação está sendo feita também nas Unidades Básicas de Saúde da sede e das comunidades rurais.

A gestora da Saúde falou sobre os esforços da gestão para conter a pandemia e destacou o trabalho dos profissionais. “Devemos ser gratos, sobretudo, a Deus, pela misericórdia ao nosso município, a nossa gente. E depois, àqueles que estão nessa luta. A gestão não tem esforços para enfrentar a pandemia, e para isso, conta com a atuação de excelentes profissionais de saúde, que tem se empenhado, que tem vencido seu próprio medo, superado o desafio de ter que trabalhar e conviver com o vírus, e levado à população a assistência, as informações necessárias. Eles merecem sim o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso reconhecimento”, disse.

Maria Lúcia destacou, também, a colaboração da população. “A população tem ajudado muito, tem buscado se prevenir, e sempre que há um aumento no número de casos, quando se precisa tomar medidas mais rígidas, a gente faz um chamamento o povo se recolhe mais um pouco”, disse, fazendo um apelo à sociedade: “A gente pede a todos que continue usando a máscara, tomando os devidos cuidados, que não se exponha ao vírus. O momento é delicado. O sistema público de saúde está sobrecarregado, os hospitais de referência estão lotados”, pontuou.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.304 ocupados, sendo 846 leitos clínicos, 407 UTIs e 51 em leitos de estabilização.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS