Connect with us

Massapê do Piauí

Comunidade católica celebra 42º festejo de São João Batista em Massapê do Piauí

Publicado

em

A comunidade católica de Massapê do Piauí iniciou nesta terça-feira, 15 de junho, os festejos seu padroeiro São João Batista,  uma tradição religiosa mantida há 42 anos.

Padroeiro do município, São João Batista, considerado um símbolo da humildade e devoção, será celebrado durante nove noites, em preparação a sua Festa, que acontece no dia 24 de junho. Esse ano, o maior evento religioso de Massapê do Piauí reflete sobre o tema “São João Batista, Testemunha da Misericórdia do Pai”.

O despertar festivo, às 5h, anunciou a abertura do tradicional evento religioso do município. A programação seguiu durante o dia com o hasteamento da bandeira,  oração da manhã e o Ofício de Nossa Senhora. No período vespertino  aconteceu a Meditação do Terço e em seguida a primeira noite de Novena/Missa, que foi celebrada pelo padre Miguel Feitosa, pároco local.

No dia 24 de junho, será celebrada a missa solene  em honra à festa de São João Batista. Logo em seguida, acontecerá a procissão/ Carreata  pelas ruas da cidade, com a imagem do padroeiro, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

A comunidade católica celebra o padroeiro, com restrições devido á pandemia, causada pela Covid-19. A missa é campal e obedece todas as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus.

Publicidade

Em entrevista, padre Miguel Feitosa, destacou que o festejo é um momento de espiritualidade. “Este é um momento ímpar para comunidade, na espiritualidade, na comunhão com as pessoas que compõem área pastoral de São João Batista, porque é um tempo em que nos dedicamos a oração e a gente se dispõe a servir a Deus de um modo mais simples, humilde como a vida de São João Batista, então o ponto mais forte da nossa espiritualidade é a comunhão. Comunhão com Deus, com os irmãos e conosco mesmo”, disse.

O pároco fez um chamamento à comunidade para participar dos festejos. “Estamos vivendo um tempo difícil, tanto em outros aspectos como na espiritualidade, então o meu chamamento ao povo é, vamos rezar. Estamos celebrando nosso festejo obedecendo as normas segurança,  a praça é grande, temos muitas cadeiras, ou seja temos como ficar distanciados. Por isso peço ao povo de Deus, venham, vamos rezar, pedir a Deus que nós conceda a graça do fim desta pandemia, e só podemos fazer isso mediante a oração, ao nosso pedido diretamente ao Deus da vida”, frisou.

Padre Miguel ainda explicou que foram realizados três encontros em preparação ao festejo, com celebrações nas ruas, quando foi propagado o início da celebrações. “Queria agradecer toda a equipe que se juntou  a mim e ao Conselho de Pastoral, a qual está cuidando de toda a organização do festejo e agradecer  a Deus por nos dar a saúde, a fé e a disposição e obrigado a Senhor, também, pelas pessoas que se disponibilizam a trabalhar pelo reino de Deus”, finalizou.

 

Clique aqui e veja a programação completa do festejo!

Publicidade

 

Veja imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS