Connect with us

Massapê do Piauí

Comunidade celebra festa de São Francisco no interior de Massapê do Piauí; veja fotos

Publicado

em

O mês de outubro, no povoado São Francisco, situado na zona rural o município de Massapê do Piauí, é marcado pela celebração do festejo do padroeiro da comunidade.

O evento religioso é uma tradição se repete há muitos anos, movido pela fé e devoção a São Francisco, um dos santos mais populares da igreja católica.  

Em virtude do festejo, o dia 04 de outubro é feriado no município, o que favorece a participação popular. O evento atrai pessoas não apenas de Massapê, como também, de outros municípios da região.

Durante nove noites, a comunidade se reuniu em oração. Na terça-feira, 03 de outubro, foi celebra uma missa em preparação para a festa religiosa.

E na manhã de quarta-feira, 04 de outubro, dia de São Francisco, o padre Miguel Feitosa celebrou a missa solene, que foi campal e contou com a participação de muitos fiéis devotos.

Em seguida, aconteceu a tradicional procissão com a imagem do santo padroeiro. Em um gesto de fé e devoção, os fiéis enfrentaram o sol forte para participar da caminhada, que percorreu várias ruas do povoado, retornando à capela de São Francisco.

São várias as manifestações de fé, devoção e gratidão a São Francisco. Um dos principais costumes dos devotos é se vestir como o santo, com a cor marrom, para agradecer aos pedidos atendidos por intercessão do mesmo.

O prefeito do município, Rivaldo Carvalho, participou do encerramento do festejo acompanhado da primeira-dama Lucileide Carvalho e de outras autoridades do município, inclusive, ajudando a carregar o andor com a imagem.   

“É sempre uma alegria retornar ao povoado São Francisco e poder participar mais uma vez dos festejos do seu padroeiro, esse evento que é uma tradição em nosso município. E aqui poder reencontrar os amigos do povoado e de toda essa região, e rezar e agradecer pelas bênçãos derramadas sobre o nosso município.”, comentou o prefeito.

Outras autoridades do município também estiveram presentes, como a vice-prefeita Bruna Leal, os vereadores Nonato Apolônio e Antônio Augusto (Tontonho), os ex-prefeitos Chico Carvalho e Luíza Cecília, dentre outros.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS