Connect with us

DESTAQUES

Filho de agricultora do interior de Massapê do PI vai cursar Medicina na Universidade Federal do Cariri

Publicado

em

Com determinação e força de vontade, Marco Maciel, 33 anos, conseguiu realizar um grande sonho. O jovem, que é da localidade Manaiba, interior de Massapê do Piauí, foi aprovado através do Enem e vai cursar Medicina, na Universidade Federal do Cariri, sediada em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.

O jovem, que é filho da agricultora Maria Aparecida e estudou todo o ensino fundamental no povoado Várzea Queimada, em Jaicós, hoje está matriculado na UFCA. “Fiz o Enem no final do ano passado e em janeiro deste ano me candidatei pleiteando as vagas na universidades federais pelo SISU e consegui passar para a Universidade Federal do Cariri, no Juazeiro do Norte. Tenho problema no meu olho e entrei em uma vaga para pessoa com deficiência, era apenas uma vaga e consegui ocupar, passando na primeira chamada. Já consegui fazer tudo que era preciso e hoje estou matriculado na federal” contou.

Marco conta que a conquista não foi fácil e que lutou durante muito tempo.  “Sempre foi um sonho meu, mas não foi nada fácil. Morei 15 anos em São Paulo e sempre trabalhei durante o dia e estudava a noite. Meu ensino médio fiz em São Paulo, lá eu saia do serviço e ia para o cursinho, fiz curso durante muito tempo, mas não consegui resultado”.

Decidido a alcançar seu objetivo, ele resolveu parar de trabalhar para se dedicar integralmente aos estudos. “Quando foi no carnaval de 2018 vim ao Piauí e falei para minha mãe que queria sair do trabalho para fazer cursinho em tempo integral. Eu trabalhava no banco e queria sair para estudar e ela disse que estava tudo bem, porque há muito tempo já vinha tentando e não vinha tendo resultado nas tentativas de aprovação. Como recebi o apoio da minha família, retornei a São Paulo, falei com minha coordenadora que precisava sair para estudar e ela perguntou se era isso mesmo que queria, se não queria pensar, e eu disse que estava decidido” falou.

Para o jovem, foi uma decisão difícil, mas que no fim, trouxe o resultado esperado. “Eu estava com medo, mas precisava focar nos estudos e prometi que não iria decepcionar minha família. Foi uma decisão difícil, porque estava saindo do trabalho, que não era um trabalho qualquer, pois são poucas pessoas que saem daqui para São Paulo e conseguem trabalho em um banco. Sai do trabalho em agosto de 2018, tive pouco tempo para estudar para o Enem e assim não tive êxito no Enem de 2018, mas no ano seguinte consegui” disse.

Publicidade

Ele conta que mudou totalmente sua rotina, passando cerca de 12 horas por dia estudando. “Mudei minha rotina, saia de casa cedinho, ia para o cursinho, estudava o dia todo. Até o primeiro semestre eu chegava e ficava estudando matéria do dia anterior, já no segundo semestre mudei a estratégia, eu pegava provas antigas do Enem e respondia das 09 às 14. Eu parava para almoçar e retornava às 14:40 e ficava até 5 estudando. Depois parava, tomava um café e seguia para a aula às 18:45 e ficava em aula até às 22:40. Assim foi o meu ano, me abdiquei também das redes sociais, a única que tinha era o facebook, por causa de um grupo do cursinho que a gente tinha, deixava também o celular sempre no modo avião. Me abdiquei de tudo, pois sabia que tinha que me sacrificar” relatou.

O curso que Marco fez em São Paulo foi o MedEnsina, que segundo o jovem, o preparou para o exame.  “O cursinho que fiz em 2018 e 2019 em São Paulo é comunitário, um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP e foi lá que tive toda a preparação, tanto em conteúdo, como emocionalmente, além de dicas valiosas que os alunos da graduação de medicina da USP me passaram. Sou eternamente grato ao MedEnsina” disse.

Quando o resultado do seu esforço chegou, o sentimento de alegria tomou conta de toda a família. “No dia que acessei para olhar meu resultado e vi que tinha sido aprovado foi um momento único, na hora você é dominado por um sentimento de sensibilidade e eu chorei muito, é um momento indescritível. Minhas irmãs também ficaram muito felizes, minha mãe mesmo não tendo conhecimento total da dimensão que é essa conquista, ela ficou muito feliz, pois ela sabe o quanto eu ralei e sofri durante muito tempo para conseguir isso”.

Marco, que é um dos poucos entre a família a ingressar no ensino superior, diz que sempre quis estudar em uma universidade pública. “Conselhos eu recebi muitos “ah, presta em uma particular”, “faz o Fies e financia”, e eu sempre dizia que queria na federal, pois sempre estudei em escola pública e queria também uma universidade pública. Entre meus irmãos sou o primeiro a entrar no ensino superior e na família toda tenho somente mais três primas que tem ensino superior. Minha família é de origem humilde, e assim as pessoas podem ver que quem é de origem humilde é sim capaz de chegar onde almeja” falou.

O jovem ainda disse que recebeu ajuda de muitas pessoas e quer retribuir também ajudando.  “Vejo muitos pessoas incrédulas, sem acreditar que consegui passar em uma universidade federal, mas é possível sim. O segredo é não desistir, qualquer pessoa é capaz de passar. Se não der certo no primeiro ano, continue tentando. E qualquer pessoa que precisar de apoio, ajuda, orientação, pode me procurar, que estou aberto a ajudar da forma possível. Recebi a ajuda de muitas pessoas e quero retribuir isso”.

Publicidade

A mãe de Marco, Maria Aparecida, disse que o filho lutou muito para chegar onde chegou. “Estou feliz pelo esforço que meu filho teve, ele sofreu e lutou muito para conseguir chegar onde queria e Deus abençoou meu filho e ele chegou. Não tem luta sem vitória. Ele sofreu, você não imagina a distância que ele saia da minha casa para ir para Várzea Queimada estudar. Em São Paulo ele trabalhava e estudava, ano passado estudava o dia todo, mas graças a Deus deu certo” disse.

Marco disse que vai iniciar uma nova fase de sua vida e que espera, no futuro, com sua profissão, ajudar muitas pessoas. “Amanhã vou mudar para o Ceará e a partir de agora é uma nova etapa na minha vida e se Deus quiser vai dar tudo certo. Vou morar pertinho da faculdade de medicina e daqui a 6 anos meu objetivo é que seja um médico. Espero poder ajudar muitas pessoas, principalmente as daqui da nossa região”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS