Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Saúde inicia atividades de combate ao tabagismo

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, uma ação proposta pelo Ministério da Saúde que tem por objetivo incentivar e ajudar os dependentes a pararem de fumar.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. É o fator de risco mais importante para doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias.

As atividades do programa foram iniciadas essa semana, na Unidade Básica de Saúde da sede do município. A enfermeira Gabriela Batista coordenou o primeiro encontro com o grupo de dez pessoas, e falou sobre o programa.

Enfermeiras Gabriela Batista e Rosa Andrea

Enfermeiras Gabriela Batista e Rosa Andrea

Segundo ela, o tratamento é presencial e em grupo, com quatro encontros semanais, às quartas-feiras, acompanhado pelo médico da família, Dr. José Ariel, e uma equipe de profissionais do Programa de Saúde na Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A próxima etapa do tratamento prevê encontros quinzenais, com a introdução de medicamentos, se necessário.

Publicidade

No primeiro encontro, a enfermeira Rosa Andrea ministrou uma palestra falando sobre o tabagismo e o fonoaudiólogo Manoel Neto realizou dinâmicas com os participantes. Outro momento importante foi o depoimento de um ex-fumante. José Hélio dos Santos, esposo da enfermeira Rosa Andrea. Ele relatou quando começou a fumar, quantos cigarros fumava por dia, e deu seu testemunho de que não foi fácil enfrentar o vício, mas que foi sua melhor decisão.

A próxima reunião do grupo acontecerá na quarta-feira, 27, e contará com a participação do psicólogo Evilásio Moura.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS