DESTAQUES
Professora de Monsenhor Hipólito está entre 6 piauienses selecionados para intercâmbio nos EUA
Quantos quilômetros você percorreria para buscar uma capacitação profissional? A professora de inglês, Eliete de Jesus Fialho de 36 anos irá viajar mais de 6 mil quilômetros saindo de Monsenhor Hipólito até a Filadélfia nos Estados Unidos.
O motivo de uma viagem tão longa? Eliete está entre os seis piauienses selecionados para um intercâmbio na Temple University, que fica na Filadélfia (EUA).
“O processo seletivo ao qual me submeti é chamado de PDPI, Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, uma parceria da Capes e da Comissão Fulbright e trata-se de uma capacitação para profissionais de língua inglesa que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica”, explicou a professora.
Segundo ela, o processo de seleção contou com a análise de documentação e realização de um teste de proficiência em língua inglesa.
Educação como escolha
Atualmente, Eliete é professora do Centro de Educação em Tempo Integral José Alves Bezerra em Monsenhor. Quando questionada sobre suas expectativas para a nova jornada em outro país, ela menciona que a educação é uma escolha e que pretende trazer mais conhecimentos para seus alunos.
“Minha expectativa é de muito aprendizado e imersão cultural. A ansiedade é enorme, a alegria de estar entre os seis profissionais selecionados pelo estado do Piauí é inexprimível. Sem dúvidas, meu maior objetivo nessa jornada é buscar subsídios para oferecer aulas de melhor qualidade aos meus alunos. Representar o CETI José Alves Bezerra nesse cenário, é um grande presente do criador, amo a escola que trabalho. Para mim a educação nunca foi falta de opção, mas sim uma escolha”.
O embarque está previsto para janeiro de 2023 e a piauiense deverá passar seis semanas nos Estados Unidos. Ao todo, 371 educadores de todo Brasil foram selecionados para o intercâmbio.
Ao final do processo, os professores sairão com fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, ampliando sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma e com o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.
-
Jaicós4 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
Bocaina1 semana atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL2 semanas atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Incêndio é provocado após briga em festa na cidade de Patos do Piauí e suspeito é preso