Connect with us

DESTAQUES

Professora de Monsenhor Hipólito está entre 6 piauienses selecionados para intercâmbio nos EUA

Publicado

em

Quantos quilômetros você percorreria para buscar uma capacitação profissional? A professora de inglês, Eliete de Jesus Fialho de 36 anos irá viajar mais de 6 mil quilômetros saindo de Monsenhor Hipólito até a Filadélfia nos Estados Unidos.

O motivo de uma viagem tão longa? Eliete está entre os seis piauienses selecionados para um intercâmbio na Temple University, que fica na Filadélfia (EUA).

“O processo seletivo ao qual me submeti é chamado de PDPI, Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, uma parceria da Capes e da Comissão Fulbright e trata-se de uma capacitação para profissionais de língua inglesa que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica”, explicou a professora.

Segundo ela, o processo de seleção contou com a análise de documentação e realização de um teste de proficiência em língua inglesa.

Educação como escolha

Atualmente, Eliete é professora do Centro de Educação em Tempo Integral José Alves Bezerra em Monsenhor. Quando questionada sobre suas expectativas para a nova jornada em outro país, ela menciona que a educação é uma escolha e que pretende trazer mais conhecimentos para seus alunos.

Publicidade

“Minha expectativa é de muito aprendizado e imersão cultural. A ansiedade é enorme, a alegria de estar entre os seis profissionais selecionados pelo estado do Piauí é inexprimível. Sem dúvidas, meu maior objetivo nessa jornada é buscar subsídios para oferecer aulas de melhor qualidade aos meus alunos. Representar o CETI José Alves Bezerra nesse cenário, é um grande presente do criador, amo a escola que trabalho. Para mim a educação nunca foi falta de opção, mas sim uma escolha”.

Fachada da Temple University. Fonte: Istock Photo

O embarque está previsto para janeiro de 2023 e a piauiense deverá passar seis semanas nos Estados Unidos. Ao todo, 371 educadores de todo Brasil foram selecionados para o intercâmbio.

Ao final do processo, os professores sairão com fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, ampliando sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma e com o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS