Connect with us

MUNICÍPIOS

Municípios do Piauí declaram emergência por conta dos efeitos das chuvas

Publicado

em

As chuvas começaram aos poucos, mas já causam alguns prejuízos em municípios do interior do Piauí. Mais admirável do que isso é que municípios da região do Semiárido piauiense, onde as chuvas normalmente são menos frequentes e a seca impera categórica nos últimos anos, já declaram estado de emergência por conta de estragos provocados pelas chuvas. Betânia do Piauí, a quase quinhentos quilômetros de distância de Teresina, é uma destas cidades.

O município, no entanto, ainda não obteve o reconhecimento nacional da Defesa Civil e aguarda. Além de Betânia, São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí também já manifestaram à Defesa Civil Estadual pareceres de problemas por conta do período mais chuvoso. Os municípios a pouco estavam em estado de emergência por conta da seca.

“Temos casos específicos de cidades que já relataram problemas por conta das chuvas. Algumas já declararam emergência local, como é o caso de Betânia, mas aguardamos a análise geral da Defesa Civil”, afirma Raimundo Coelho, superintendente interino da Defesa Civil do Piauí.

Na última segunda- -feira (23), o governador do Estado, Wellington Dias (PT), durante a entrega de caminhões do Corpo de Bombeiros, aproveitou a manhã chuvosa para comentar sobre a situação dos municípios onde as chuvas têm sido mais frequentes.

Wellington citou os municípios de Assunção do Piauí, Lagoa Alegre do Piauí e Paes Landim. De acordo com o governador, estradas interrompidas por fortes correntezas são alguns dos problemas mais relatados. “Nós soubemos dos problemas nesses municípios e já estamos tentando resolver de todas as formas. Já comunicação ao DER [Departamento de Estradas e Rodagens] e esperamos que tudo seja resolvido”, afirmou Wellington.

Publicidade

Estiagem

Ao passo que acontecem chuvas mais fortes, regiões quase ainda não tiveram chuvas no interior do Estado. As lavouras de soja no Sul do Piauí sofrendo com a estiagem. A estimativa e que a falta de chuva possa gerar de 15% a 30% de perda na produção.

Outras cidades também continuam com decreto de emergência por conta da irregularidade das chuvas.

Por: Francicleiton Cardoso – Jornal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS