Connect with us

DESTAQUES

Inaugurações, missa e homenagens marcam encerramento do festejo no Riacho do Padre

Publicado

em

O povoado Riacho do Padre, comunidade do município de Padre Marcos, celebrou entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, o 23º festejo de Nossa Senhora da Conceição, sua padroeira. O encerramento da tradicional festa religiosa, na noite do último sábado (08), contou com vasta programação, marcada pela inauguração de obras, celebração da Missa Solene e homenagens.

FOTOS | Missa Solene e inaugurações no 23° festejo do povoado Riacho do Padre

FOTOS | Apresentações culturais, homenagens e shows no festejo do povoado Riacho do Padre

Inicialmente, foi realizada a inauguração da Unidade Básica de Saúde Guilhermina Joaquina da Conceição (Mãe Guiler). Ampla e moderna, a UBS conta com vários espaços, entre eles, sala de inalação, consultório odontológico, sala de vacinação, sala de curativos e DML. Na obra, foram investidos 407 mil reais, por meio do Ministério da Saúde.

Em entrevista, o prefeito José Valdinar da Silva, disse que o intuito é melhorar o atendimento de saúde na comunidade e região. “A UBS era uma demanda cobrada pela população.  O objetivo é melhorar a qualidade e atendimento da saúde na região do Riacho do Padre, englobando Piri, Barreiro Velho, Caraíbas, Munduri e Malhadinha, sendo atendidas cerca de 650 famílias. A UBS já está totalmente equipada. O nome dela é de um projeto de autoria do vereador Adão José e a comunidade optou por colocar “Mãe Guiler”, que era uma pessoa muita querida na região, que há 30 anos fazia os partos lá” disse.

O vice prefeito Valdo Benedito parabenizou o povoado e disse que o objetivo é alcançar mais conquistas. “Riacho do Padre está de parabéns.  Graças a Deus, o Riacho não terá motivo para dar demonstração de insatisfação com a gestão, pois a comunidade está mais bonita que muitas cidades Piauí a fora. E o objetivo é investir mais, se não fosse a falta de recurso, a dificuldade financeira, com certeza outros povoados estariam também recebendo as mesmas benfeitorias. Mas esperamos que ainda em 2019 possamos estar no Curral Velho inaugurando uma praça e uma rua de calçamento, inaugurar uma praça na Jurema, entre outras conquistas. Que Deus abençoe a todos e o povoado Riacho do Padre” disse ele.

Publicidade

O enfermeiro Ezequiel Dias, que se pronunciou representando a equipe da Saúde, falou dos benefícios da UBS para os profissionais e a comunidade. “Quando prestamos esses serviços dentro da estratégia geramos um vínculo com a comunidade onde levamos a saúde até eles e permite com que eles tenham acesso a informações e aos tratamentos. Com uma estrutura como essa temos condição de melhorar a eficácia do trabalho introduzindo as atividades educativas que são tão importantes, mas muitas vezes deixamos de fazer porque não tínhamos um espaço adequado. A medida que a gestão se propõe a nos dar condição de trabalho nós também vamos fazer isso, é nosso dever trabalhar. Agradeço aos meus colegas de saúde, à comunidade que nos recebeu aqui de braços abertos e nos recebe em suas casas.  Quero dizer que estamos aqui de braços abertos e fortalecidos para trabalhar e que cada vez que a gestão nos apoiar e der condições o trabalho vai render” falou.

Após a UBS, o prefeito, vice e outras autoridades municipais inauguraram a obra correspondente a 1.800 metros de calçamento, iniciando na rua Cabeleireiro Jerônimo Joaquim da Silva. A obra foi realizada com recursos próprios do município, com investimento de cerca de 140 mil reais.

Na última obra inaugurada, a Educação foi a área beneficiada, através da entrega de um laboratório de informática, instalado da Unidade Escolar Davi Severiano. O espaço, amplo e climatizado, dispões de vários computadores com acesso à internet, impressora e retroprojetor. A implantação da sala é uma ação da Contour Global, empresa responsável pelo Complexo Eólico Chapada do Piauí.

O gestor municipal, Valdinar Silva, falou sobre a importância da obra. “Entregamos a sala de informática, que é grandiosa, para que a escola Davi Severiano faça suas aulas. Vivemos em um mundo globalizado em que dependemos diariamente de internet, então vamos qualificar os nossos jovens para que eles acessem e saibam manusear o computador, para que, além de terminarem o ensino fundamental, saiam qualificados em informática. Estamos fazendo o possível e impossível para que nosso município cresça e se desenvolva junto com sua gente” disse.

O diretor da instituição, Domingos Alfredo da Silva, disse que a sala possibilitará a inclusão de aulas de informática.  “A sala de informática será muito importante, tanto na questão da inclusão das aulas de informática na grade curricular, onde os alunos poderão aprender mais sobre a computação, como também os professores de outras áreas que terão a possibilidade de trabalhar mais com o uso de recursos tecnológicos, que é algo importante para os dias atuais” destacou ele.

Em seguida, foi realizada a Missa Solene do 23º festejo de Nossa Senhora da Conceição, que foi celebrada pelo padre Fernando Amando, em frente à capela dedicada a padroeira e contou com a participação de um grande número de fiéis católicos que demostraram toda sua fé e devoção.

Após a celebração, a programação teve continuidade com a entrega de medalhas aos alunos da escola Davi Severiano, que se destacaram na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram premiados com medalhas de ouro: Erick de Sousa; Eloa Silva Carvalho; Maria Fernanda Dias Oliveira; Evenlyn Vitória Sousa; Daniel Santos Macedo; Rute Iracema de Oliveira; Raquel Iracema de Oliveira; Lawanne Dayse Silva; Ilkydi Ildomar de Lima; Renan Rodrigues do Nascimento. E com medalhas de prata: Jeferson Silva Costa; Suzana Vitória Oliveira Sousa; Ana Vitória Sousa Costa; Ana Elyssa Jesus Carvalho; Maria Livia Sousa Carvalho.

Em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da unidade de ensino, a secretaria de Educação homenageou também o professor da disciplina de ciências, Edelson Edimilson da Silva, a professora Teresa Cristina Granja Alencar, a diretora Luzilene Silva Sousa, diretor adjunto Domingos Alfredo da Silva, a coordenadora Ana Claudia Alves e o professor Francisco José da Silva, que receberam certificado e troféu.

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, em sua fala, disse que a educação no município tem se destacado e agradeceu o empenho dos envolvidos. “É notável o crescimento e o destaque que a educação do nosso município vem conquistando nesses últimos dois anos. Isso é fruto de muito esforço, dedicação e compromisso de todos os envolvidos com a Educação. Agradeço imensamente ao prefeito Valdinar por priorizar a educação e nos incentivar a continuar crescendo, nos apoiando em todas as ações” disse.

Ele ainda falou que é motivo de orgulho ver os alunos se destacando. “Ver os alunos se destacando em competições de âmbito nacional, é realmente motivo de muito orgulho. As medalhas obtidas nessas olimpíadas são fruto do esforço pessoal de cada aluno, da equipe gestora da escola e da dedicação diária de seus mestres e familiares. Esse ano foi de grandes conquistas. Superamos as metas previstas no IDEB, desenvolvemos vários projetos e ações que possibilitaram o crescimento de nosso alunado. Minha gratidão e meus parabéns a todas as equipes escolares pelos excelentes resultados alcançados” concluiu.

Publicidade

Após, aconteceram apresentações culturais. Alunos do 2º ano, demonstrando bastante desenvoltura, promoveram o Sarau Literário da Poesia e encantaram o público presente, conquistando diversos aplausos.  Encerrando o momento, alunas do 6º, 8º, 9º ano e EJA, fizeram uma coreografia da música “Faraó”.

Na oportunidade, uma aluna entregou ao prefeito José Valdinar, o projeto de uma quadra esportiva. O gestor se comprometeu em buscar recursos para a obra. “Vamos escrever uma carta para Deus pedindo a Ele que coloque pessoas boas no nosso meio para que possamos buscar o recurso para essa belíssima quadra, que vai servir para os nossos jovens. Tudo que falamos de coração e colocando Deus em primeiro lugar conseguimos, e digo, quando for dia 8 de dezembro de 2019, vamos inaugurar essa quadra, é o meu compromisso com o Davi Severiano, pois a escola merece muito mais que isso, é uma das escolas que mais nos orgulha” disse.

Encerradas as apresentações, a programação festiva teve continuidade com shows de Francis dos Teclados e Banda e Lamarck.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS