Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Palestra sobre ‘Inteligência Emocional’ abre Jornada Pedagógica em Padre Marcos

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a abertura da I Jornada Pedagógica da gestão 2021\2024, que traz como tema central “Desafios e possibilidades em tempos de pandemia”.  

A jornada pedagógica  tem como objetivo, motivar os profissionais de educação, em busca de novos caminhos, afim de assegurar uma ação docente efetiva, que promova uma educação de qualidade e de resultados.

O evento de abertura aconteceu no Centro Social Urbano e reuniu autoridades municipais  e o público alvo – gestores escolares, professores, secretários escolares, auxiliares de serviços gerais, vigilantes,  entre outros.

Devido à pandemia, o evento aconteceu em dois momentos, em que os profissionais de educação  foram divididos em duas turmas (sendo repassado o mesmo conteúdo para ambos).

Na abertura,  o secretário de educação, Eraldo Carvalho Gomes,  iniciou  desejando as boas vindas aos profissionais e agradecendo a participação de todos,  e frisou sobre os desafios de promover a aprendizagem em tempos de pandemia.

Publicidade

O gestor da pasta, informou que a formação pedagógica segue na próxima semana nas escolas da rede municipal, e que as aulas do ano letivo iniciarão em 1º de março, sendo os primeiros 60 dias de forma remoto, e após esse período, o município estuda a possibilidade de seguir com o ensino no formato híbrido, onde será definida através de um levantamento situacional, através de uma comissão específica para este fim.

Segundo o secretário, a Educação vive, hoje, mais do que nunca um momento de aprendizado e adaptações.  “Tivemos que nos reinventar inesperadamente em virtude de uma situação que jamais esperaríamos. Foram muitos medos e desafios encontrados desde o início dessa pandemia e durante esse processo de inovação, sabemos da preocupação, ansiedade, estresse, entre outros sentimentos, que sem dúvidas estão presente em nosso modo de agir, pensar e falar. Portanto, entendemos que este é um momento de aprendizagens e reflexões, onde ressignificar saberes e fortalecer novas práticas é fundamental”, destacou Eraldo.

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, representou o prefeito Valdinar Silva. Inicialmente, ela justificou a ausência do chefe do Poder Executivo, quando repassou  a mensagem do gestor aos participantes do evento.

“Sabemos que tem sido desafiador fazer educação, promover o conhecimento em tempos de pandemia, mas como diz o tema do evento, que vocês acreditem e apostem nas possibilidades, que acreditem no potencial que vocês tem de fazer o diferencial na  vida de cada criança e adolescente, através da aprendizagem”, destacou Thuanny.

Ela finalizou desejando um ano letivo produtivo para os professores. “Que vocês tenha um ano letivo abençoado e que Deus dê sabedoria e serenidade a cada um, para que possam  superar os obstáculos nas aulas, no dia a dia, na vivência com as famílias e os alunos”, concluiu.

Publicidade

O vice-prefeito de Padre Marcos, Valdo Benedito, participou do evento, e frisou a importância do planejamento para se fazer educação, fazendo ainda referência a palestra ministrada, como importante ponto de incetivo e confiança para os profissionais, onde eles  possam enfrentar e superar os desafios do ano letivo em meio a pandemia, promovendo o desenvolvimento da educação.

O evento educacional foi marcado pela palestra do psicólogo especialista em saúde mental, Moisés Nascimento que, abordou sobre o tema “Inteligência emocional no trabalho”.

Segundo ele, foi trabalhado a inteligência emocional, visando promover uma ressignificação dos pensamentos e comportamentos dos profissionais. “Com essa pandemia, um período muito difícil tanto para o alunado, quanto para os professores,  essa reprogramação mental para o desenvolvimento de uma inteligência emocional é muito importante”, disse o palestrante.

O município de Padre Marcos tem ao todo 9 escolas, sendo 5 de Ensino Fundamental e 4 de Educação Infantil, a qual possui cerca de 1.450 alunos matrículas  para o ano letivo  de 2021.

Participaram, também,  do evento de abertura,  o procurador jurídico do município, Raimundo Vieira,  os vereadores  Antônio Francisco de Carvalho, Iranildo Francisco de Carvalho, José Bonifácio da Silva Dias e Manoel Francisco de Carvalho, além da supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, a orientadora pedagógica, Ana Meire Macedo, a técnica da Secretaria, Maria Lucilene da Silva Dias, assessora técnica, Maria Gorete Leal, dentre outros.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS